ERRO: O Catálogo do Lightroom Já Está Aberto em Outro Aplicativo

IMG 0002 - 001

Este é um erro bastante comum no Lightroom e se você ainda não precisou lidar com ele, provavelmente acontecerá cedo ou tarde. Mas não se assuste – trata-se apenas de um sistema de proteção do Lightroom e é muito fácil de resolver. Este erro normalmente ocorre quando o Lightroom é fechado de forma errada – normalmente porque faltou luz ou o computador ou o Lightroom travou e fechou de forma inesperada.

banner_lightroom

Para resolver este problema, feche o Lightroom (clique em SAIR no diálogo do erro) e vá até a pasta do seu catálogo – por padrão: “Minhas Imagens/Lightroom”. Estando lá, delete o arquivo com extensão “.lock” e você poderá reabrir o Lightroom sem qualquer problema.

IMG 0002 - 002

Este arquivo é criado pelo Lightroom sempre que o catálogo é aberto e serve para evitar que outro Lightroom possa manipular, através da rede, o mesmo catálogo ao mesmo tempo (o que criaria uma confusão no banco de dados do programa). Toda vez que o Lightroom fecha, ele deleta este arquivo.

Porém, quando o programa ou o computador são encerrados de forma inesperada, o arquivo não é deletado. Assim, quando você tenta abrir o catálogo novamente, seu Lightroom encontra o arquivo e considera que o Catálogo está aberto em uma outra máquina.

Não precisa arrancar os cabelos, o problema está resolvido.

banner_fineart

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Cara, não sou de me apavorar com certos erros mas hoje eu fiquei puto com esse.
    Graças a essa matéria safei a onça… obrigado Iphoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *