ERRO: O Catálogo do Lightroom Já Está Aberto em Outro Aplicativo
Este é um erro bastante comum no Lightroom e se você ainda não precisou lidar com ele, provavelmente acontecerá cedo ou tarde. Mas não se assuste – trata-se apenas de um sistema de proteção do Lightroom e é muito fácil de resolver. Este erro normalmente ocorre quando o Lightroom é fechado de forma errada – normalmente porque faltou luz ou o computador ou o Lightroom travou e fechou de forma inesperada.
Para resolver este problema, feche o Lightroom (clique em SAIR no diálogo do erro) e vá até a pasta do seu catálogo – por padrão: “Minhas Imagens/Lightroom”. Estando lá, delete o arquivo com extensão “.lock” e você poderá reabrir o Lightroom sem qualquer problema.
Este arquivo é criado pelo Lightroom sempre que o catálogo é aberto e serve para evitar que outro Lightroom possa manipular, através da rede, o mesmo catálogo ao mesmo tempo (o que criaria uma confusão no banco de dados do programa). Toda vez que o Lightroom fecha, ele deleta este arquivo.
Porém, quando o programa ou o computador são encerrados de forma inesperada, o arquivo não é deletado. Assim, quando você tenta abrir o catálogo novamente, seu Lightroom encontra o arquivo e considera que o Catálogo está aberto em uma outra máquina.
Não precisa arrancar os cabelos, o problema está resolvido.
Muito obrigado, ajudou muito!
Salvou minha vida! Obrigada.
obrigado
Cara, não sou de me apavorar com certos erros mas hoje eu fiquei puto com esse.
Graças a essa matéria safei a onça… obrigado Iphoto
Acabou de me salvar do stress aqui. Muita obrigada!
ufa Salvou minha vida !!!!
Que maravilha!
Pessoas que ajudam quem ainda não domina a ferramenta. Obrigada.
Muito obrigada. me ajudou bastante mesmo. Obrigada
Mds, eu te amo muiiiito. Obrigada por isso, achei que tinah perdido horas de trabalhoooo.