Sony domina 1º lugar no mercado das câmeras mirrorless
Muito se fala o embate Nikon vesus Canon quando o assunto é câmera DSLRs. Mas existem muitos outros tipos de câmera. E, aparentemente, a Sony não está encontrando concorrentes à altura no mercado das mirrorless. Já é o quarto ano consecutivo que a Sony se mantem em 1º lugar.
A Sony destacou-se com série A7 e as vendas de câmeras mirrorless da marca foram impulsionados por 66% nos últimos 12 meses. A empresa mantém a 1ª posição global entre as mirrorless. Outras principais marcas de câmeras mirrorless incluem Olympus, Fujifilm, Panasonic e Samsung.
![Gráfico mostra as vendas da Sony no mercado das mirrorless](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2015/06/image001-copy.jpg)
A venda de DSLRs caiu nos últimos doze meses em 19% de volume e 9% em valor. Enquanto isso, a venda de mirrorless cresceu 36% em volume e 50% em valor no mesmo período. Ben Arnold, Diretor Executivo do NPD Group, observou que “o crescimento no segmento mirrorless mostra como essa nova tecnologia está ressoando com os consumidores”.
![Gráfico com diferenças de vendas entre DSLRs e mirrorless](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2015/06/image002-copy.jpg)
As câmeras mirrorless são compactas com lentes intercambiáveis. Elas não possuem espelhos em sua parte mecânica – mirrorless significa “sem espelho” em inglês. Elas são mais compactas que as DSLRs e tem muitos recursos semelhantes, o que seria o motivo da queda de venda das DSLRs.
![Foto: DP Review](https://iphotochannel.com.br/wp-content/uploads/2015/06/AJ9A9869.acr_.jpeg)
FONTE: DP REVIEW, PETA PIXEL
A Sony sempre defendeu e incorporou a versão mirrorless em suas câmeras. Na verdade seus defensores alegam que as DSLRs tem dois defeitos de nascença: o primeiro é que o fotógrafo fica sem a imagem quando o espelho sobe, para dar passagem à luz que vai impressionar o sensor (este defeito foi herdado das analógicas). O segundo defeito é a pancada que o espelho dá quando sobe e que, por vezes, faz a câmera tremer, o que pode arruinar uma foto em baixa velocidade. Todavia, as mirrorless assim chamadas por não possuirem o espelho compacto das demais, utilizam um espelho translúcido, imóvel, que deixa passar a luz para o sensor, sem a necessidade do movimento, e também tem seu ponto fraco (afinal não há nada perfeito): só trinta por cento da luz é remetida ao visor, o que faz com que ela trabalhe com um nível mais baixo de iluminação (no visor), obrigando o emprego de um reforçador de imagem e esse reforçador reduz a vida da bateria. Ainda assim a preferencia pelas mirrorless tem crescido numa vertical constante, mostrando a satisfação do mercado que,em termos de fotografia, é bem exigente. Eu, pessoalmente estou muito satisfeito com a minha Sony Alpha…