Tendência

Empreendedoras criam empresa de fotografia e faturam R$2 milhões

Transformar uma paixão ou habilidade em um negócio lucrativo e sustentável é um desafio para muitos profissionais criativos. No caso da fotografia, além de talento artístico, é preciso desenvolver competências em gestão de negócios e de pessoas. Foi assim que Mari Merlim e Lis Sayuri fundaram a Babuska, empresa de fotografia especializada em registrar famílias, que faturou mais de R$2 milhões em 2022. Mas como isso é possível?

Lis é publicitária por formação e Mari estudou Cinema. E ambas já tinham experiência como fotógrafas autônomas, mas, em 2018, decidiram unir forças e empreender juntas, aproveitando suas habilidades complementares criando a Babuska Fotografia. No começo, Mari e Lis faziam todas as tarefas sozinhas. Mas com o rápido crescimento do negócio, as empreendedoras começaram a enfrentar dificuldades para atender com eficiência toda a demanda.

Empreendedoras criam empresa de fotografia e faturam R$2 milhões
Mari Merlim e Lis Sayuri: as fundadoras da Babuska, a empresa de fotografia que faturou mais de R$ 2 milhões em 2022

Um Time Multidisciplinar e Experiente

Para continuar expandindo a empresa, elas precisavam trazer mais pessoas. Assim, elas criaram um modelo de negócio inovador, baseado em uma metodologia para atendimento, fotografia e pós-produção, que já realizaram mais de 2.000 ensaios e eventos. Este modelo padronizou a qualidade da entrega dos ensaios e eventos, e permitiu que elas contratassem e treinassem uma equipe de profissionais criativos.

Hoje, a Babuska é a maior empresa de fotografia de famílias no Brasil, com equipes em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Além de registrar todas as fases da maternidade, a marca tem um estilo estético chamado de lifestyle, que valoriza registros mais naturais e espontâneos.

Empreendedoras criam empresa de fotografia e faturam R$2 milhões

Atualmente, a equipe da Babuska é composta por 30 profissionais multidisciplinares, envolvendo áreas artísticas, como fotografia e edição, e áreas internas, como atendimento, administrativo/financeiro, marketing, vendas e expedição. Os pacotes de ensaios e eventos variam de R$2.500,00 a pacotes anuais completos de R$22.000,00.

Com um fluxo tão eficiente, a Babuska atraiu a atenção de celebridades e influenciadores. Famílias de celebridades como Sabrina Petraglia, Nathalia Dill, Jayme Matarazzo, Marcos Veras e Marcelo Adnet já contrataram seus serviços para documentar suas famílias (veja abaixo algumas fotos nas capas da revista Crescer). De acordo com Mari, essa parceria com celebridades renomadas é resultado da construção da confiança ao longo do tempo: “As celebridades que atendemos sabem que valorizamos o cuidado e o respeito que temos com sua imagem e a de seus filhos”.

Compartilhando o segredo do sucesso

Se você acha que as fundadoras da Babuska guardam seus segredos de crescimento a sete chaves, está enganado. Em 2021, elas decidiram compartilhar seu conhecimento de negócios com outros profissionais da área da fotografia criando o “Meu Curso Babuska“, um braço de ensino para profissionais. Em um pouco mais de um ano, o MCB já ensinou mais de 500 fotógrafos a construir e expandir seus negócios.

Mari e Lis têm o objetivo de expandir a Babuska e transformá-la em uma escola de criativos. Elas acreditam que para que os profissionais criativos no Brasil possam empreender negócios prósperos, é importante entender não só de arte, mas também de marketing, vendas, organização financeira e gestão. E é isso que é ensinado no Meu Curso Babuska (MCB), baseado nos aprendizados da própria Babuska. A expectativa das fundadoras é atingir 5 mil alunos fotógrafos nos próximos 4 anos.

Para saber mais detalhes da Babuska Fotografia e do Meu Curso Babuska (MCB), siga os perfis no Instagram: www.instagram.com/babuskafotografia e www.instagram.com/meucursobabuska.

Artigos relacionados