Em Curitiba: dialogo sobre fotografia recebe grandes nomes do fotojornalismo brasileiro
A Roda de Fotógrafos é um movimento que realiza encontros mensais gratuitos com a intenção de criar um espaço para a apresentação e reflexão crítica de trabalhos de fotógrafos reconhecidos. A edição de novembro apresenta dois nomes conceituados do fotojornalismo: Ana Carolina Fernandes e Albari Rosa. O próximo encontro acontece no dia 3/11 (quinta-feira) às 19h, com entrada gratuita no Museu Oscar Niemeyer (MON). Confirme sua presença, enviando um e-mail para: [email protected].
A carioca Ana Carolina Fernandes fotografa há mais de 30 anos. Durante esse tempo, esteve nos principais veículos da imprensa brasileira, como Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Atualmente trabalha de forma independente, com foco nos ensaios autorais e documentais, além ser colaboradora da agência Reuters e do jornal New York Times. Foi finalista do Prêmio Conrado Wessel e Shortlist Top Ten Award, ambos em 2013. Participou dos livros “Blocos de Rua do Carnaval do Rio” (2012) e “As Donas da Bola” (2014). Em 2016 ganhou o Troféu Mulher Imprensa do 9th Julia M. Cameron Award.
Fotojornalista desde 1988, Albari Rosa é um dos principais fotojornalistas brasileiros. Trabalhou para revistas do grupo da Editora Abril (Veja, Placar e Exame) e jornais como a Folha de Londrina, Diário e Lance. Atualmente integra a equipe do jornal Gazeta do Povo. Em 2011, foi diplomado como Jornalista Amigo da Criança pela Agência de Notícias do Direito da Infância pela série de reportagens. Realizou a cobertura das Copas do Mundo de Futebol da Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014). Em 2016, participou da cobertura da Olimpíada Rio 2016.
Durante a Roda de Fotógrafos, as crianças poderão participar da Rodinha de Fotógrafos, oficina fotobrincante com os fotógrafos e arte-educadores Edu Camargo e Laiz Zotovici. Crianças de 3 a 6 anos devem estar acompanhadas dos pais, acima dessa idade podem ficar sozinhas. A atividade será realizada na Sala de Oficinas da Ação Educativa do MON, no subsolo do museu, com início às 19h30 e vagas limitadas a 30 participantes.