Documentário “Você não é um Soldado” mostra o impressionante trabalho de um fotógrafo de guerra
Muitos fotógrafos banalizaram o significado do que é fazer fotos únicas. E para você entender corretamente esse conceito, precisa conhecer o trabalho do fotógrafo André Liohn. O documentário “Você não é um Soldado” acompanha o premiado fotógrafo de guerra, que enfrentou as mais perigosas zonas de guerra do mundo no Iraque e Líbia para contar histórias únicas.
Com duração de 110 minutos, o documentário mostra a impressionante coragem do fotógrafo brasileiro para fotografar no meio de inimagináveis e assustadores combates armados e seu dilema de deixar em casa seus dois filhos pequenos, que não gostam do perigoso trabalho do pai. Veja abaixo o trailer:
O documentário está disponível apenas no HBO Max (versão mobile ou TV). A assinatura custa R$ 19,90 para apenas um mês de duração, mas além de assistir esse documentário, você também pode apreciar nesse período outros ótimos filmes sobre fotografia e fotógrafos icônicos. Para quem ama fotografia, com certeza, vale cada centavo.
Quem é André Liohn?
André Liohn, 48 anos, nasceu na cidade de Botucatu, estado de São Paulo. Aos 20 anos, mudou-se para Trondheim, na Noruega, onde morou por 15 anos. Começou a fotografar aos 30 anos. Em seus primeiros anos na fotografia, conheceu o fotógrafo tcheco Antonín Kratochvíl que se tornou seu amigo e mentor pessoal, influenciando seu trabalho e sua visão sobre a fotografia.
Em 2011, tornou-se o primeiro fotojornalista latino-americano a receber a prestigiosa Medalha de Ouro Robert Capa pelo Overseas Press Club por seu trabalho sobre a Guerra Civil da Líbia e foi indicado pelo Prix Bayeux-Calvados des Correspondants de Guerre. Como fotógrafo freelance, contribuí frequentemente para publicações como Der Spiegel, L’Espresso, Time, Newsweek, Le Monde, Veja e outras. Por isso, está entre os principais fotógrafos de guerra do mundo na atualidade.