Divulgadas fotos inéditas da morte de Che

argentinache-guevaraafpmarc-hutten02

Uma série inédita de fotografias de Che Guevara, feitas logo após sua morte em Vallegrande, na Bolívia, foram divulgadas nesta semana. As imagens, algumas das quais coloridas, estavam muito longe do vilarejo onde o guerrilheiro argentino morreu, há 47 anos: em Ricla, povoado da comunidade de Aragão, na Espanha.

Segundo a Agência France-Presse (AFP), as fotos estavam com Imanol Arteaga, sobrinho de um missionário espanhol que pregava na Bolívia na ocasião da execução de Che, dia 9 de outubro de 1967. Morto em La Higuera, seu corpo foi transportado para Vallegrande e exibido a jornalistas locais e correspondentes estrangeiros como forma de atestar a morte do combatente.

Luis Cuartero Lapieza obteve as fotos de um jornalista francês. “Meu tio as trouxe quando veio para o casamento de meus pais, no final de novembro de 1967”, disse Arteaga à AFP. O jornalista era provavelmente Marc Hutten, correspondente da agência francesa morto em 2012.

Segundo Sylvain Estibal, chefe de fotografia da AFP, Marc, autor dos escassos registros em cores do guerrilheiro morto, enviou a Paris na época cerca de cinco rolos de filme com as fotos que fez na ocasião. Mas a maioria sumiu: “Onde foram parar continua sendo um mistério”.

As fotos em poder de Arteaga parecem ter sido feitas em momentos diferentes. Há também fotos de Tamara Bunke, companheira de Che. Para ler mais a respeito, clique aqui.

Artigos relacionados