Selfie do Macaco: juiz decide que animal não tem direito sobre a fotografia
Há dois anos, noticiamos a polêmica sobre a fotografia que um macaco fez de si mesmo ao roubar a câmera do fotógrafo britânico David Slater. O grupo de ativistas dos direitos dos animais PETA apresentou uma ação reivindicando o direito autoral do animal.
O embate finalmente chega ao fim, com o direito autoral sendo atribuído ao fotógrafo Slater. O órgão regulador de direitos autorais dos EUA, o US Copyright Office, anteriormente havia negado o direito à David Slater. Agora, o tribunal federal de San Francisco (EUA) afirma que o macaco que fez um autorretrato, em 2011, não pode ser declarado proprietário dos direitos autorais.
A polêmica começou quando o fotógrafo pediu para que o site Wikimedia retirasse a foto do ar. Ele entrou com uma ação de indenização contra a Fundação Wikimedia, na qual pedia US$ 30 mil. O fato é que a empresa negava a retirada da foto do ar porque atribuía o direito autoral ao macaco. E por isso, para a empresa, a foto não tinha dono. A selfie feita pelo animal na ilha indonésia de Sulawesi em 2011.
Um Comentário