Direito Autoral

Google dificulta salvamento de imagens para evitar roubo de fotos

Foto: Pexels
Livro de fotografia

Recentemente, a Google removeu o botão “Ver imagem” nos resultados do seus seu sistema de pesquisa por imagem, eliminando uma maneira simples que os usuários tinham para ver uma imagem isoladamente da página onde ela foi publicada. A mudança aparentemente pequena pode ter grande impacto na relação dos usuários com a ferramenta de busca, pois torna mais difícil salvar os arquivos em alta resolução diretamente dos resultados da pesquisa.

A Google já havia sido processado por fotógrafos e sites, que alegam ter suas imagens “roubadas” por pessoas que usam o sistema de pesquisa por imagem. A mudança foi planejada em uma tentativa de reduzir isso, obrigando que a pessoa pelo menos acesse o site de origem. No ano passado, a Getty Imagens apresentou uma reclamação na Comissão Européia acusando a Google de promover a pirataria porque seus resultados de pesquisa incluíam imagens em alta resolução.

Nesta semana, a Google firmou um acordo com a Getty para combater a pirataria de imagens. O iStock, banco de imagens da Getty, anunciou que a Google concordou em tornar mais proeminente seu aviso de direitos autorais de pesquisa de imagem e remover o botão “Ver imagem”. O botão era um grande facilitador para o download de imagens, que ainda ainda poderá ser feito, porém, exigirá mais etapas até que o arquivo possa ser salvo.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário