Direito Autoral

Google adiciona metadados das fotos em seu sistema de pesquisa por imagens

Livros de fotografia

No começo deste ano, a Google removeu o botão “Ver imagem” nos resultados do seus seu sistema de pesquisa por imagem, na tentativa de reduzir o uso indevido de fotos. Agora, a empresa está adicionando outra alteração, na tentativa de proteger os direitos autorais dos criadores de conteúdo. A partir de hoje, a Google começará a adicionar metadados com informações de crédito do criador nas imagens exibidas por meio da pesquisa de imagens.

Conforme explicado no blog do Google, “é difícil saber quem é o criador de imagens na web e quem pode ser o proprietário dos direitos”. É por isso que a Google incluirá os metadados relacionados a direitos nas imagens do google. Você poderá acessá-los sempre que eles estiverem presentes em fotos, e tudo o que você precisa fazer é clicar no link “Créditos da imagem”. O Google escreve que essa mudança começa hoje e, nas próximas semanas, os metadados do aviso de direitos autorais também serão adicionados.

A Google já havia sido processada por fotógrafos e sites, que alegam ter suas fotos “roubadas” por pessoas que usam o sistema de pesquisa por imagem. A mudança foi planejada em uma tentativa de reduzir isso, obrigando que a pessoa pelo menos acesse o site de origem. No ano passado, a Getty Imagens apresentou uma reclamação na Comissão Européia acusando a Google de promover a pirataria porque seus resultados de pesquisa incluíam imagens em alta resolução.

Foto: Serviço de pesquisa do Google em um iPad Pro por Denys Prykhodov/Shutterstock

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário