Dicas de Fotografia Edição

HDR, o segredo para capturar todos os detalhes de um cenário

Os fotógrafos imobiliários e arquitetônicos estão familiarizados com os desafios de fotografar um local coberto durante a luz do dia. A luz do sol entra pelas janelas e, sem um monte de luzes de estúdio para iluminar o espaço, é impossível capturar tudo o que o olho vê em uma única imagem. É aí que entra a técnica HDR – High Dynamic Range (alta faixa dinâmica ou grande alcance dinâmico, em português).

Em um vídeo para o canal photoshopCAFE, o fotógrafo Colin Smith apresenta para iniciantes um tutorial simples que descreve como usar várias exposições e Photoshop (ou Lightroom ou Camera Raw) para criar todos os detalhes que seus olhos podem ver em sua imagem. Assista abaixo:

Muitas, se não a maioria, das câmeras hoje permitem que os fotógrafos gravem imagens HDR diretamente na câmera. Porém, os resultados muitas vezes deixam a desejar. É aí que saber como obter resultados HDR manualmente na pós-produção é útil para criar a melhor imagem possível.

A técnica consiste basicamente em mesclar duas ou mais fotos do mesmo local, sob a mesma iluminação, porém com diferentes exposições. Dessa maneira, conseguimos visualizar detalhes de áreas que ficaram subexpostas em uma imagem e superexpostas em outra. Colin usa o Camera RAW para mesclar 3 fotos.

As 3 exposições do mesmo local
Foto original
Foto em HDR

A capacidade de mesclar fotos em HDR é absolutamente essencial para aspirantes a fotógrafos imobiliários ou arquitetônicos, mas essas técnicas podem ser tão importantes para capturar todos os detalhes de uma paisagem deslumbrante ao pôr do sol ou um casal feliz dentro da igreja ou salão de recepção.

Smith observa que um tripé é útil, mas não absolutamente necessário para renderizar uma fotografia HDR. Porém, é recomendado algum tipo de estabilização se você está planejando ganhar dinheiro com suas imagens HDR, mesmo que seja uma solução alternativa.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!