Como fazer fotos incríveis sem usar tripés?

Você sai com sua câmera despretensiosamente, caso apareça alguma coisa interessante para fotografar, mas então se depara com uma cena com pouca luz e você está sem o tripé. Essa é uma situação que parece comum para qualquer fotógrafo. Em artigo para o site Digital Photography School, o fotógrafo Jim Hamel explica como resolver essa questão se você esqueceu o tripé (ou se não tem um).

Não há mágica em um tripé

Jim nos lembra que o tripé é apenas uma “prateleira” para sustentar a câmera. Há vários controles que tornam esse suporte muito conveniente e fácil de usar, mas ainda é apenas um suporte. Com isso em mente, procure algo que você possa usar.

Falando de prateleiras, elas funcionam muito bem e, muitas vezes, fornecem um bom ponto de vista elevado para a sua cena. Se você está perto da civilização, mesas e cadeiras funcionam muito bem como tripés improvisados.

Ao colocar sua câmera em algo, você descobrirá que o peso da sua lente pode fazer com que a câmera se incline para frente. Para remediar isso, basta colocar algo sob a frente da lente. Se não houver nada disponível, vasculhe sua bolsa e veja o que pode encontrar.

Nenhum tripé – não há problema

Jim conta que estava visitando a cidade de Oklahoma. Ele estava no bar do último andar de um hotel quando escureceu e achou que aquela era uma cena agradável para fotografar. Como ele não tinha planos para fotografar, não tinha tripé ou obturador remoto.

Foto: Jim Hamel

Essa foto requeria uma velocidade de obturador de 30 segundos. Sem um tripé, ele empurrei uma mesa de coquetel até a borda da varanda para obter o ângulo que queria. Então, ele usou um cinzeiro que estava deitado ao redor para sustentar a lente.

Sem opção de obturador remoto, ele utilizou o temporizador da câmera. Para a foto acima, ele usou o temporizador de 2 segundos. Mesmo se você configurou a câmera para bracketing, ela tirará todas as exposições no suporte, quando o tempo terminar.

Adicionando um toque de estabilização

Outras vezes, você não precisa colocar a câmera em nenhum lugar, só precisa de um pouco de estabilização. Como você sabe se precisa de estabilização? Através de algo chamado Regra Recíproca. Esta regra diz que a velocidade do obturador deve ser recíproca à sua distância focal.

Significa apenas que, se você estiver fotografando a 50mm, a velocidade do obturador deverá ser de 1/50 ou mais. Se a distância focal for 16mm, a velocidade do obturador deve ser 1/16 ou mais rápida. Como você pode ver, quanto maior o ângulo, mais lenta será a velocidade do obturador.

Grande angular

Então essa é outra dica. Fotografe com ângulos mais amplos em cenas com pouca luz, onde você não tem um tripé. Isso nem sempre funciona, é claro, porque às vezes suas composições exigem distâncias focais mais longas. Mas como você está andando sem um tripé, pense em grande angular.

Foto: Jim Hamel

Estabilização de lentes

Você também pode ter estabilização de imagem/redução de vibração em sua lente. Isso pode garantir alguns pontos de luz. O que isso significa nesse contexto é que você pode definir a velocidade do obturador alguns pontos de luz menores do que normalmente seria possível.

Por exemplo, se você tiver 3 pontos de estabilização de imagem em sua lente e você está fotografando com uma distância focal de 50mm, agora você pode conseguir uma velocidade de obturador de 1/6 de um segundo (Lembre-se de que um ponto é a duplicação da luz, portanto, se você começar em 1/50s, um ponto será 1/25, dois será 1/12 e três pontos será 1/6).

Esses números usam como referência o padrão 35mm, portanto, se você estiver fotografando com uma câmera com um sensor menor que o full frame, será necessário contabilizar o fator de corte.

Outras formas de estabilização

Quando você entrar em conflito com a Regra Recíproca, precisará estabilizar sua câmera, geralmente apenas um pouco. Por exemplo, digamos que você esteja fotografando a 24 mm e uma exposição adequada (usando as configurações ISO e abertura desejadas) requer uma velocidade de obturador de 1/10 segundo. O que fazer? Apenas estabilize a câmera um pouco, apoiando-a contra algo.

Use uma parede ou uma porta se você estiver em ambiente interno. Use uma árvore ou um poste de luz se você estiver do lado de fora. Essas coisas são estáveis ​​e, ao apoiar a câmera contra elas, você está emprestando parte dessa estabilidade. Você terá menos probabilidade de mover a câmera durante a exposição. Se você não puder sustentar sua câmera contra ela, até encostar nesses itens enquanto fotografa ajudará um pouco.

Foto: Jim Hamel

Fotografe muitos quadros

Não tire apenas uma foto. Aumente a chance de obter uma imagem nítida tirando várias fotos. Mesmo se você acha que acertou na primeira vez, é difícil ter certeza com essas pequenas telas LCD (você pode ampliar para verificar). Não há nada pior do que chegar em casa e descobrir que uma foto que você achou nítida está realmente embaçada.

Não tenha medo de aumentar o ISO. Isso permitirá que você use uma velocidade do obturador muito mais rápida. Claro, isso também leva a um aumento no ruído digital, mas não se preocupe tanto com isso.

As câmeras estão cada vez melhores em lidar com ruído digital, e isso não é um problema costumava ser. Geralmente pode ser corrigido no pós-processamento com bastante facilidade e sem muita perda de detalhes na imagem. Lembre-se de que é fácil consertar o ruído digital, mas é muito difícil ou impossível corrigir o borrão.

Foto: Jim Hamel

Colocando em prática

Nada disso significa dizer que você não precisa de um tripé ou que não deveria levar um com você. Se você faz paisagens, cenas da cidade ou outros tipos de fotografia ao ar livre, ter e usar um tripé é importante. Mas quando você se encontra sem um, nem tudo está perdido. Você pode ser capaz de obter a foto de qualquer maneira.

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