Dicas de Fotografia Fotografia de natureza

Como tirar melhores fotos de pássaros?

Foto: Claudio Marcio
Livro de fotografia

Fotografar pássaros tem sido uma grande paixão para muitos fotógrafos, até mesmo os iniciantes, apaixonados por fotografia de natureza. Mas embora seja fácil se encantar por eles, nem sempre é tranquilo conseguir fotografá-los com qualidade. Pensando nisso, os especialistas do Photography Talk separaram 9 dicas importantíssimas para quem quer se aventurar nesta atividade. Vale ficar de olho:

1) Equipamento

Como acontece com a maioria dos animais selvagens, você não conseguirá ficar muito perto sem afastar o animal. É por isso que você precisa de lentes de longo alcance. A sugestão do site é que você parta para a natureza munido de, pelo menos uma 70-200 f2.8 (preferencialmente com um teleconversor). Se for possível, dizem eles, o ideal seria 300mm or 400mm, mas o investimento neste caso é altíssimo para quem tem a atividade apenas como um hobby. Outro tópico importante é optar por uma câmera com pelo menos 5 frames por segundo: pássaros podem voar incrivelmente rápido e uma câmera lenta vai te fazer voltar pra casa muito frustrado.

2) Camuflagem

Tomar cuidado e agir delicadamente é fundamental. Não que seja necessário vestir trajes militares, mas cores fortes também não são uma boa ideia. Vista-se com cores naturais e, se possível, opte por verde, marrom e outros tons mais neutros.

3) Foco

Tente focar no olho do pássaro, pois é lá o centro de atenção da sua foto. Toda vez que alguém olhar pra sua imagem, vai naturalmente procurar primeiro o olho do animal, então certifique-se de que os olhos estão nítidos.

 Foto: Claudio Marcio

4) Procure por muita luz

Fotografar no sol é, geralmente, uma má ideia, mas aqui estamos falando sobre animais rápidos e, consequentemente, vamos precisar de uma velocidade bem alta para um bom clique. Para conseguir uma boa foto em 1/500 ou mais, você vai precisar de bastante luz e se o sol estiver bem forte você não precisa comprometer a qualidade com um ISO muito alto.

5) Tenha (muita) paciência

6) Escolha uma espécie

Fotografar pássaros requer um pouco de pesquisa. Não é apenas partir para o campo com uma boa câmera e lentes de longo alcance para sair fotografando o que aparecer. Conheça algumas espécies, estude seus hábitos e onde podem ser encontrados. Assim você saberá o que está fazendo e tem mais chance de trazer fotos boas pra casa.

7) Nada de movimentos bruscos

Pássaros se assustam muito mais facilmente que outros animais. Se você precisar se movimentar, faça isso bem devagar. Com um pouco de prática você vai conseguir passar despercebido e aí os pássaros vão se aproximar até que você encontre a hora certa de pressionar seu disparador.

8) Acompanhe o voo

É claro que você pode fazer fotografias incríveis dos pássaros descansando nos galhos, mas algumas das imagens mais incríveis que já vi são quando os animais estão em pleno voo. Com um pouco de prática e a ajuda de um tripé (ou monopé), você rapidamente consegue se tornar um mestre neste tipo de clique.

9) Procure um fundo limpo e neutro

Antes de escolher a sua posição, tenha certeza de que nada no background vai atrapalhar a sua composição. Aposte no bokeh ou desfoque das lentes de longo alcance e tome um cuidado especial se estiver fotografando pássaros perto da água: é preciso estar no nível deles ou você não terá boas fotos se eles forem vistos de cima.

 

Foto: Claudio Marcio

 

 

 

Boas fotos!

As fotos que ilustram este post são de autoria de Claudio Marcio. Visite seu Flickr.

 

Fonte: Photography Talk

 

paparazzo

Sobre o autor

Lívia Fernandes

Fotógrafa de mulheres, blogueira do atelliefotografia.com.br e colaboradora pontual do iPhoto Channel.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário