Diagramação de álbuns no Photoshop

Se você precisa diagramar álbuns de casamento com qualidade e rapidez, não precisa necessariamente recorrer a softwares ou plug-ins fora do Photoshop. Neste artigo, vou mostrar a edição de álbuns com um ilustre desconhecido dos fotógrafos: o comando Objetos Inteligentes (Smart Objects). Com ele, podemos colocar várias cópias de uma foto ou inserir imagens diferentes na mesma página em segundos. Então, vamos ver como isso funciona na prática.

Crie um arquivo novo no formato do seu álbum ou documento. Neste exemplo, vamos fazer um arquivo no formato 30×45 centímetros, com 300 dpi e fundo transparente (fig. 1). Quando o novo arquivo aparecer na tela, selecionamos a cor preta e preenchemos a camada. Depois abrimos as quatro fotos que serão usadas para montar esse layout (fig. 2).

Figura 1
Figura 1
Figura 2
Figura 2 (fotos: Juliana Hoppe)

Selecione a ferramenta Mover (V) e arraste as imagens para dentro do novo arquivo. Posicione-as da forma mais harmônica e equilibrada possível. Aqui, optamos por um formato bem clássico: três fotos menores e uma mais ampliada (fig. 3). Para delimitar bem o formato das fotos, acessamos o botão Estilo de Camada (Layer Style) na base da paleta Camadas (Layers) e selecionamos o item Traçado (Stroke). Configuramos a caixa para um fio bem fino e com a cor branca (fig. 4). Repita o processo nas outras fotos.

Agora estamos prontos para automatizar a substituição de fotos. Mova o cursor sobre a miniatura da primeira foto da paleta Camadas (Layers) e dê um clique com o botão direito do mouse. Observe que aparece uma caixa de opções. Selecione o comando Converter para Objeto Inteligente (Convert to Smart Object – fig. 5). Veja que no canto inferior da miniatura aparece um pequeno ícone dos Objetos Inteligentes. Selecione as outras duas fotos e repita a conversão. Nesse momento, o nosso layout está finalizado e as três fotos convertidas para objetos inteligentes. Salvamos o arquivo no formato .psd pelo menu Arquivo > Salvar (File > Save).

Figura 3
Figura 3
Figura 4
Figura 4
Figura 5
Figura 5
Página diagramada
Página diagramada

Vamos supor que se passaram dois dias e um novo cliente chega no seu estúdio, escritório ou agência. Você apresenta seu portfolio com vários modelos de composite, templates. Por um acaso do destino, ele gosta do modelo que você criou há dois dias. E pede para montar um álbum de 40 páginas com esse layout, apenas alterando as fotos.

O que você deve fazer? Nem pense em criar 40 arquivos ou coisa parecida. Vamos usar as facilidades do Photoshop.

Abra o arquivo .psd com o modelo selecionado pelo cliente. Mova o cursor até a paleta Camadas (Layers) e dê um clique com o botão direito do mouse sobre a camada ativa. Na caixa de opções, selecione o comando Substituir Conteúdo (Replace Contents – fig. 6).

Veja que é aberta a tela do Inserir (Place), solicitando o nome de um arquivo. Aqui você deve entrar na pasta de fotos do cliente e clicar na imagem que deseja incluir no layout. Assim que definir isso, automaticamente o Photoshop atualiza a imagem, mantendo inclusive o estilo de camada. Repita essa ação nas outras duas fotos. Em segundos, a nova diagramação está atualizada (fig. 7).

Figura 6
Figura 6
Figura 7
Figura 7

Salve uma cópia do arquivo em jpeg, por exemplo, para enviar para a impressão e mude novamente as fotos com o Substituir Conteúdo (Replace Contents). Mas atenção: as novas fotos precisam estar com tamanho e resolução iguais ao das imagens originais do layout. Caso não estejam, ajuste antes de usar o comando Substituir Conteúdo. A partir desse truque, crie uma grande biblioteca de layouts, imprima um portfolio dos modelos disponíveis e ofereça para os seus clientes. Num piscar de olhos, a diagramação será finalizada. Até a próxima!

 

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *