De Santos a Fortaleza, fotógrafo percorre litoral

O fotógrafo de publicidade Thomas Kremer percorreu mais de 7 mil quilômetros de litoral brasileiro para produzir o livro Navegando o Brasil (Kremer Editora, 200 págs., R$ 83), trabalho que conta com a parceria da publisher Juliana Taddeo Soares e textos da jornalista Luciana Lancelloti e do escritor Cláudio Blanc.

Navegando o Brasil é o quarto livro de Thomas e segue a temática náutica dos anteriores. Desta vez, o fotógrafo paulistano cobriu o litoral de Santos (SP) até Fortaleza (CE), em viagens por terra e mar realizadas ao longo do ano passado.

Segundo o fotógrafo, o livro tem como objetivo fixar no tempo o aspecto dos lugares visitados, de modo que, no futuro, seja possível observar as mudanças ocorridas na paisagem, num esforço que, para Juliana Taddeo, remete à documentação feita no Rio de Janeiro no início do século passado pelos fotógrafos Marc Ferrez e Augusto Malta, e em São Paulo por Militão Augusto de Azevedo e Guilherme Gaensly. “Realizar esses registros fotográficos é uma maneira de preservar o hoje e criar a possibilidade de comparação do desenvolvimento com o passado”, afirma a editora.

Por conta disso, todas as imagens contam com localização por GPS, para determinar a posição exata onde foram feitas. “Com as intensas descobertas econômicas, o rápido desenvolvimento e o crescimento das cidades litorâneas, é percebida uma grande modificação nos hábitos e formas de viver nessas regiões. O projeto teve como intenção criar uma documentação visual do momento atual e fazer uma reflexão sobre as riquezas culturais, naturais e humanas presentes nessa faixa do território brasileiro”, acrescenta Juliana.

O projeto conta também com um site, onde é possível baixar uma versão eletrônica do livro e obter mais informações a respeito da aventura de Thomas Kremer.

Artigos relacionados

Um Comentário