De fotógrafo para noiva: uma conversa sobre antes e depois do grande dia

A fotografia de casamento é um assunto bastante delicado. Volta e meia grandes polêmicas giram pela internet sobre o modo como fotógrafos são tratados, entre outros detalhes que não são tão pequenos; na verdade são extremamente importantes.

Porém, como explicar para a noiva todo o trabalho do fotógrafo de casamento sem ser indelicado? O fotógrafo Fernando Freitas, conhecido por ser fundador do Trash The Dress Brasil, criou um texto sensível e carinhoso em que conversa com a noiva sobre o antes e depois do grande dia. O artigo foi publicado originalmente no Facebook do fotógrafo e já conta com mais de 170 curtidas e mais de 30 compartilhamentos, com comentários de fotógrafos de todo Brasil. Republicamos aqui no iPhoto Channel com permissão de Fernando Freitas. Confira:

de fotógrafo para noiva - fotografia de casamento
Foto: Fernando Freitas

Olá noivinha,

Você sabe que o trabalho do fotógrafo (inclusive o cinegrafista) é o único que começa antes do casamento, continua durante o casamento e depois do casamento? Inclusive, pode se estender por semanas.

Começamos com os ensaios fotográficos, importantes para estreitar nossa relação, o que interferem diretamente no dia do casamento. E lá se vão mais alguns dias de edição, tratamento, produção de clipes, slide shows, livros, quadros, etc. Participamos de reuniões e ensaios, até porque, se vamos contar uma história, precisamos estar por dentro de todo o roteiro deste evento. E tem gente que acha isso desnecessário. 

No dia do seu casamento, começamos cedo, cuidando de sua preparação, registrando cada detalhe para que seu noivo possa ver depois o quanto você se preocupou em estar linda para ele. E lá se vão umas 12 horas de trabalho cuidando para que cada momento seja devidamente registrado. E às vezes até esquecem que também precisamos jantar… Ao término deste dia, todos podem ir embora com a sensação de dever cumprido. Só que não, rs. Nós ainda temos muito trabalho pela frente.

de fotógrafo para noiva - fotografia de casamento
Foto: Fernando Freitas

Nosso próximo passo, depois de todos esses, é trabalhar em 10% do que foi feito para que todos possam ter uma ideia de como foi este grande dia. Isso ocorre devido à velocidade em que as coisas acontecem hoje no mundo virtual, o imediatismo, a internet, a velocidade em que nos comunicamos; as pessoas fazem uma foto do celular e em segundos ela atravessa o globo. 

Feito isso, todos estão alegres e contentes por matarem a curiosidade. Nos voltamos a trabalhar em todo o material, o que pode levar muitas horas na frente do computador. Precisamos e queremos dar uma atenção especial para estas fotografias, e não somente descarregar e publica-las. 

Mas ainda não acabou… Depois que terminamos de cuidar de suas milhares de fotos, vem a produção do seu álbum de casamento. UFA!  O processo de criação volta a fazer parte do nosso trabalho, com criatividade, sensibilidade e estilo, para que possamos contar uma história perfeita, que possa fazer com que você volte no tempo, viaje sem nem ao menos tirar os pés do chão!

de fotógrafo para noiva - fotografia de casamento
Foto: Fernando Freitas

A produção deste livro é delicada e possui um valor que poucos compreendem. Este livro é a joia da família, aquilo que ficará como legado para os filhos e netos, aquilo que com muito prazer e felicidade afirmamos: não tem preço! Mas, um VALOR.

 Não convém dizer aqui o quanto de tempo e dinheiro se gasta e investe para estarmos preparados para isso. Mas se você vai se casar, invista naquilo que possui VALOR. Você entenderá quando fizer o primeiro aniversário de casados.

(Fernando Freitas)

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Escrevi este texto em nome de toda a classe, que por muitas vezes se sentiu injustiçada e desvalorizada.
    Vivemos um momento onde a troca de valores tem sido cada vez mais constante.
    A velocidade da informação e a tecnologia que surge para nos beneficiar, vem cheias de surpresas que precisamos estar atentos, para escapar delas com bons argumentos. Aparentemente, tudo que parece fácil e rápido, tende a perder seu valor. Essa é a ideia que a maioria das pessoas possuem.
    Não podemos deixar que isso contamine a nossa fotografia.
    Afinal, do que seriam a histórias, sem as nossas fotografias… 🙂