Cobertura de festa

Criatividade na fotografia de formaturas

A formatura é um dos momentos mais emblemáticos na vida de uma pessoa. Renan Radici, fotógrafo de Porto Alegre, registra essas lembranças com cliques que fogem do comum.

A formatura é um dos momentos mais emblemáticos na vida de uma pessoa. É a conclusão de anos de estudo, o reconhecimento de uma profissão e, para alguns, é até mesmo um certo tipo de liberdade. Renan Radici, fotógrafo de Porto Alegre (RS), registra essas lembranças com cliques que fogem do comum.

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura

Renan sempre gostou muito de fotografar formaturas, pois é um estilo de evento em que não há uma programação muito rígida, conferindo-lhe mais liberdade e criatividade na hora de fazer os cliques. “Além disso, é uma festa onde todos, sem exceção, estão muito felizes e empolgados com a conquista, o que gera imagens incríveis”, afirma.

Para que suas imagens se diferenciem do que apresenta o mercado, Renan busca aplicar referências da fotografia de casamento e moda. “Estudo muito isso e me ajuda, pois o casamento é um evento mais delicado, criando uma estética incrível, e a moda me traz, além da luz, poses e expressões”, justifica. Em todos os eventos ele busca inovar e sair dos padrões para criar composições únicas e marcantes: “Valorizo a diversificação de ângulos para a realização das fotos”, conta o fotógrafo que, acima de tudo, se preocupa em retratar os sentimentos e a leveza de cada detalhe.

Banner_Semmedodoflash

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (1)

Outro diferencial que potencializa seu trabalho é a proximidade com os clientes. O fotógrafo sempre busca conhecê-los para saber do que gostam e com o que se identificam. “Ao criar esse clima de amizade, o cliente se sente muito mais à vontade para fazer as fotos. A família também ajuda a me inserir de maneira confortável nesse breve momento de suas vidas”, diz.

Para cobrir as formaturas, o fotógrafo usa duas câmeras: uma Canon 5D Mark II e uma Canon 5D Mark III, com lentes 35mm f1.4, 50mm f1.4, 85mm f1.8, 16-35mm f2.8 e 70-200mm f2.8. O kit de materiais não para por aí. A mochila carrega vários acessórios para que sua fotografia tenha uma iluminação diferenciada, como led’s, lanternas, prismas, máscaras de festas. Para dar conta de todos esses apetrechos de iluminação, Renan conta com um auxiliar de luz: “Sempre, mas sempre levem um auxiliar. Não fotografem formatura apenas com flash rebatido, porque o flash estraga a luz da festa. Criem com a luz”, aconselha o fotógrafo.

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (30)

Na hora clicar a formatura, o fotógrafo precisa registrar momentos importantes da cerimônia, como o momento em que o formando é chamado e a colocação do barrete. Além disso, é necessário estar atento à reação dos familiares e amigos ao encontrarem com o formando. Seus abraços e expressões muitas vezes levam às lágrimas. “Nunca sabemos qual é a história entre duas pessoas e são esses sentimentos importantes que sempre buscamos registrar”, afirma Renan.

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (11)

O fotógrafo deixa três dicas para fugir ao comum da fotografia de formaturas:

– Procurem por ângulos que as pessoas não estejam vendo. Se fotografarmos ao mesmo nível dos convidados, estaremos apenas registrando o que todos viram e não criando composições diferentes.

– Movimentem-se, se abaixem, se escondam atrás de arranjos, criem composições diferentes e se atentem aos detalhes! Nunca fique parado em uma formatura. Ande o tempo todo, pois assim você encontrará novas composições, novos acontecimentos e principalmente novas fotos para criar.

– Criem luzes diferentes, estudem sobre isso, faz toda a diferença. Conhecer sobre luz é uma das grandes armas que temos. Isso ajuda a entender a luz da festa e ainda assim criar, com nossos assistentes, luzes que se destacam de outros trabalhos.

Confira outros cliques do fotógrafo Renan Radici:

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (8)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (17)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (5)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (25)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (4)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (27)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (24)

iphoto_editora_fotografia_photo_channel_formatura (22)

 

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • …e é isso mesmo pessoal! Agora imaginem todo este conhecimento sendo aplicado em Formaturas Infantis e de Adolescentes; as reações são o “cúmulo do imprevisível”. Este é o meu trabalho… é ótimo!… Valeu.

  • Foto de formatura acho mais fácil de casamento, não exige muita técnica, não precisa ficar fazendo muita pose. Deixar o cliente a vontade e fazer a foto como ele deseja. E fazer suas fotos jornalismo capitando os instantes da emoção e alegria deles. Já fiz isso em uma formatura onde fui como freelance, e tenho até hoje paixão por fotografia de formatura. E vejo que as fotos são mais simples que de casamento, onde muitos registram sem nitidez a imagem, sem foco no rosto. Senti falta de nitidez em trabalhos que fiz. Penso, confio que posso fotografar formatura sem medo de errar no trabalho, falta eu melhorar na iluminação. Uma 35mm e com uma sigma 17-50 acredito ser suficiente. Me diga algo que possa me animar um pouco sobre isso.