Criatividade

Fotógrafa japonesa realiza impressões em folhas que caem das árvores

Livro de fotografia

O trabalho de Hiro Chiba é uma mistura de poesia, memória e nostalgia. O medo do esquecimento foi o que fez a jovem artista japonesa a iniciar a impressão de imagens em folhas que caíram de árvores, e que por si só já tornam todo o processo romântico e artístico. Além da técnica utilizada chamar atenção a plataforma escolhida como meio de apresentação de suas fotografias é o que torna seu trabalho especial.

As folhas cheias de texturas criam sensações únicas quando mescladas com os retratos. O processo usado pela japonesa não foi revelado, mas ela utiliza o sol como seu aliado nessa criação. A fotógrafa escolhe imagens que carregam um sentimentalismo como paisagens e retratos de família e animais.

Mas essa não é a primeira vez que impressão em folhas aparecem por aqui, já contamos sobre o uruguaio Fede Ruiz Santesteban sobre seu trabalho que também inclui a impressão de fotografias em folhas.

Felizmente Santesteban já contou como funciona o seu processo de criação. Após imprimir a imagem com muito contraste em uma lâmina de acetato é só colocá-la sobre a folha, com uma placa de vidro e deixá-la no sol para que transfira a imagem. É preciso escolher uma folha com poucas texturas para que a imagem fique nivelada.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário