Tendência

Como usar os pontos de fuga na composição fotográfica

Os pontos de fuga são uma excelente técnica para aprimorar a composição fotográfica. O ponto de fuga guia os olhos dos espectadores e adiciona interesse às suas fotografias. Entenda abaixo o que é e como aplicar essa técnica em suas imagens.

O que é um ponto de fuga?

os pontos de fuga na composição fotográfica

Um ponto de fuga é uma ferramenta de composição que se origina de pinturas. É uma excelente maneira de dar profundidade a uma cena. Na verdade, o ponto de fuga pode adicionar uma sensação tridimensional a uma fotografia ou pintura bidimensional.

É também uma maneira fantástica de guiar os olhos do espectador para um elemento importante da foto. O ponto de fuga é um ponto na imagem onde as linhas paralelas parecem convergir na distância. Pense em ficar em uma longa ponte com grades. Quando você olha para longe, parece que as grades se encontram no horizonte.

Essa ilusão de ótica acontece porque as coisas parecem cada vez menores à medida que se afastam até parecerem um único ponto. É muitas vezes referido como uma perspectiva de ponto único ou de um ponto. A distância entre as duas linhas paralelas que começam em primeiro plano também diminui. Isso causa a impressão de linhas convergentes.

Shutter Stock Shutter Stock
os pontos de fuga na composição fotográfica

O ponto de fuga também pode adicionar mistério e simbolismo às suas imagens. Um caminho ou estrada que desaparece ao longe pode simbolizar uma jornada com um fim desconhecido. Um túnel com a luz no final pode significar esperança ou até morte.

Os pontos de fuga também são ótimos para enfatizar o tamanho de uma paisagem ou paisagem urbana . Você pode usá-los para adicionar uma sensação de escala ou até mesmo exagerar os tamanhos dos objetos.

Como usar o ponto de fuga na composição fotográfica

Para usar o ponto de fuga de forma eficaz, você precisará de uma grande profundidade de campo para manter todos os elementos nítidos. Dependendo da lente e da cena, uma abertura em torno de f/11 ou f./16 deve funcionar bem.

os pontos de fuga na composição fotográfica

Você também tem que prestar atenção onde você coloca seu foco. Para aproveitar ao máximo as imagens em perspectiva de um ponto, você precisa manter o primeiro plano e o plano de fundo em foco.

A melhor maneira de conseguir isso é usar a distância hiperfocal para suas fotos. A distância hiperfocal é a distância de foco mais próxima onde os elementos no ‘infinito’ ainda têm nitidez aceitável.

Onde encontrar mais facilmente os pontos de fuga? Comece com cenas que tenham linhas paralelas ou principais óbvias para encontrar o ponto de fuga. Pontes, trilhos de trem e fileiras de árvores são excelentes pontos de partida. Você não terá dificuldade em procurar o ponto onde as linhas convergentes. Paisagens, arquitetura e fotografia de rua são as melhores áreas para usar pontos de fuga.

Via: Expert Photography

Artigos relacionados