Como usar o Pinterest para promover seu negócio de fotografia

O Pinterest tem sido subestimado como plataforma para fotógrafos promoverem seu trabalho. 250 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Pinterest todos os meses. Mas a maioria dos fotógrafos está muito focado no marketing do Instagram. Mas milhões de compradores de fotos e clientes em potencial usam o Pinterest todos os dias. Veja como aproveitar o poder do Pinterest para o seu negócio fotográfico.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é confundido com sites de mídia social. Mas o Pinterest não é uma mídia social. É basicamente um mecanismo de pesquisa, impulsionado pela pesquisa e descoberta. Ele tem um poder incrível de aumentar exponencialmente o conhecimento da marca por meio de alfinetes. E direcione o tráfego para seu site. 250 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Pinterest todos os meses. Isso é 50 milhões a mais que no ano passado. As estatísticas mostram que quase metade dos usuários online pesquisam no Pinterest  antes de recorrer ao Google. As pessoas usam o Pinterest para encontrar e compartilhar inspiração. Eles planejam eventos e casamentos e cultivam novos hobbies. Mas o mais importante, eles se tornam clientes.

Os visitantes do Pinterest se convertem em leads ou vendas mais rápido do que aqueles que usam outras redes de mídia social. O caminho para a compra é mais direto. Na verdade, de acordo com uma pesquisa feita por Millward Brown, 87% das pessoas relatam ter comprado um produto por causa do Pinterest.

Por que você deve usar o Pinterest como proprietário de uma empresa de fotografia

Uma captura de tela de um quadro de interesse de fotógrafos


Para usar o Pinterest de maneira eficaz em seu negócio fotográfico , você precisará de uma conta comercial. Isso é grátis. Com uma conta comercial, você pode monitorar suas análises. Isso fornecerá informações cruciais sobre as placas e pinos mais populares entre seus visualizadores. Esses insights o ajudarão a se tornar um fixador mais eficaz, aumentando assim o envolvimento do cliente. O Pinterest ajuda você a maximizar seus esforços de SEO e pode direcionar uma tonelada de tráfego para seu blog ou site.
Além disso, o Pinterest tem uma vida útil muito mais longa do que a mídia social. Uma vez que uma imagem está em um feed como Instagram ou Facebook, ela é enterrada rapidamente. Com o Pinterest, seus pinos têm poder de permanência.

Organize seu quadro com os visualizadores em mente

Você já pode usar o Pinterest para fixar receitas. Ou para inspiração para remodelar a sua cozinha ou ideias para organizar o seu guarda-roupa.
Esta não é a melhor maneira de usar o Pinterest se você quiser se promover como fotógrafo. Ao promover um negócio, você deseja manter seu público-alvo em mente. Você deseja adaptar suas pranchas para atender às necessidades deles. Crie painéis que falam sobre o que eles podem estar procurando ao entrar no Pinterest.

Oculte qualquer quadro que não seja relevante para seus clientes em potencial. Mostre apenas o que eu acho que os clientes em potencial podem estar procurando quando estão navegando no Pinterest.
Como fotógrafo de alimentos, minhas pranchas apresentam exemplos de belas fotos de alimentos e naturezas mortas. Eu os organizei em painéis de tópicos, como saladas, bolos, fotos de produtos, etc., bem como temas. Estes incluem escuro e mal-humorado fotografia de alimentos e iluminação fotografia de alimentos .

Eu também tenho painéis como “Aprenda Fotografia de Alimentos”. Esses links levam a artigos que escrevi sobre o assunto em vários sites. Além disso, tenho vários conselhos sobre dicas de blogs, empreendedorismo online e pequenos negócios. Organizei cada um desses painéis do mais relevante para o menos relevante. O quadro com minha própria fotografia é o primeiro porque quero mostrar aos alunos em potencial o que posso fazer. Use essas mesmas táticas para limpar seus próprios painéis. Decida quais placas manter ou criar novas. Organize-as de acordo com a relevância, com um quadro com apenas suas fotos no comando.

Como manter sua página do Pinterest na marca

Um pin gráfico de fotografia no Pinterest

Ao fazer a curadoria de seus painéis e fixar sua própria fotografia, mantenha sua marca em mente. Pense em como você deseja que o usuário experimente isso. Pense em termos de cor, humor e outras considerações estéticas, como a fonte. Uma maneira contra-intuitiva de se destacar no Pinterest é adicionar texto às suas imagens . Os alfinetes com texto tendem a ter um desempenho melhor do que os sem. Considere a criação de alguns pinos com texto no Photoshop ou usando um aplicativo como o Canva . Ele oferece uma variedade de modelos gratuitos já dimensionados para uso no Pinterest. Teste alguns estilos e fontes diferentes e veja como eles funcionam. Você pode ver que um estilo de alfinete é mais repinned do que outro. Depois de determinar qual design funciona para você e se alinha à sua marca, use-o de forma consistente. Isso tornará seus alfinetes reconhecíveis. Sempre que escrevo uma postagem para meu blog de fotografia, crio um alfinete com texto para direcionar o tráfego para meu site. Meus pinos agora sempre têm o mesmo design.

Use palavras-chave e descrições para divulgar seus pins

Uma captura de tela das palavras-chave da fotografia do pinterest

O Pinterest funciona da mesma forma que o Google. Os usuários procuram conteúdo específico em que estão interessados ​​usando palavras-chave.
Sem palavras-chave e descrições de seus pins, eles se perderão no Pinterest. Palavras-chave são a ferramenta mais importante para descoberta de conteúdo. Certifique-se de escrever uma descrição para cada um dos seus painéis usando palavras-chave. Use o máximo possível em suas descrições de pin. Palavras-chave gerais tornam seu conteúdo mais fácil de descobrir. Uma ótima dica é usar palavras-chave para atrair clientes em potencial em sua região. Se você mora em Seattle e deseja atrair noivas para sua área, use palavras-chave como “Noiva em Seattle” ou “Casamentos em Seattle”. Adicione-os a todas as suas descrições e tags alt.
Palavras-chave locais são subutilizadas e desvalorizadas, especialmente em pequenos mercados locais. Nesse caso, convém considerar pagar por um distintivo promovido como uma estratégia válida.

Como criar um perfil atraente no Pinterest

Uma captura de tela de um quadro de interesse de fotógrafos

Seu perfil deve ser curto e sucinto. Precisa que as pessoas saibam o que você faz. Minha principal receita vem da fotografia de alimentos . Mas também sou um mentor de fotografia. Decidi fazer desse aspecto do meu negócio o foco da minha conta do Pinterest. Isso é o que coloquei na minha biografia. Se você é apaixonado por fotografar casamentos, mas fotografa retratos de família para sobreviver, concentre-se no aspecto do casamento em sua biografia e em outras áreas relevantes no Pinterest.
Muitas pessoas fazem casamentos no destino ou pagam as despesas de viagem do fotógrafo certo. Não se preocupe em não ter como alvo noivas que moram em sua área local. Qualquer pessoa em qualquer lugar pode ser um cliente potencial.

Por que você deve ingressar em alguns conselhos de grupos

Os painéis de grupo são como painéis regulares, exceto que o proprietário do painel pode convidar colaboradores para também fixar no painel.
Eles costumavam ser uma maneira incrível de gerar tráfego até que o Pinterest introduziu o “Smart Feed” . O Smart Feed é o algoritmo que o Pinterest usa para determinar o que um usuário vê em seu feed inicial. Ele prioriza e classifica os pinos com base em sua qualidade e engajamento.
Um problema com os painéis do grupo é que às vezes os colaboradores não repin o conteúdo de outros membros. Sem essa interação, o Pinterest presume que os pinos não são populares e não aparecem no Smart Feed.
Escolha quadros de nicho ativos com um tópico e menos de 100 colaboradores. Muitos colaboradores que são muito ativospode significar conteúdo de baixa qualidade. O importante a lembrar quando se trata do Pinterest é que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade.
O compartilhamento mútuo em conselhos de grupos é crucial. Os conselhos do grupo aos quais pertenço têm como política a necessidade de colocar dois pins para cada postagem sua. Os proprietários do conselho monitoram isso.

Como os conselhos facilitam o trabalho com os clientes

Uma visão aproximada de um escritório em casa

Uma parte importante de trabalhar com clientes é certificar-se de que vocês estão na mesma página. Os recursos visuais são uma parte da comunicação que deve ocorrer entre você e seus clientes antes de você iniciar um trabalho. O Pinterest pode ajudá-lo a compartilhar imagens que servem de inspiração ou orientação para as próximas sessões de fotos. Se você trabalha com clientes comerciais, pode colaborar em um quadro de humor . Isso garante que todos os envolvidos na filmagem entendam quais devem ser os resultados finais. Ou, se você fotografa pessoas , pode criar painéis para sessões temáticas. Você também pode usar painéis do Pinterest para educar os clientes. Se você faz retratos de glamour ou boudoir, você pode enviar ao seu cliente uma placa “O que vestir”. Isso fornecerá inspiração para a escolha de roupas para suas fotos.

Como marcar suas imagens para o Pinterest

Há muito debate sobre o uso de marcas d’água em fotos. Por um lado, eles podem ser intrusivos e esteticamente pouco atraentes. Por outro lado, eles podem desencorajar o roubo de imagens. Se você estiver preocupado com o roubo de imagens, coloque uma marca d’água em suas imagens. As marcas d’água podem ser removidas. Mas pode ser demorado e difícil de fazer. Isso depende do tamanho da marca d’água e de como ela é colocada.

Além de manter sua propriedade quando alguém postar novamente seu conteúdo, uma marca d’água permitirá que todos que salvam seu PIN encontrem sua marca. Os compradores de fotos navegam no Pinterest em busca de novos talentos. Agências de criação, publicações online e revistas impressas procuram o Pinterest para ajudá-las a criar painéis de humor e outros materiais visuais. Uma foto com marca d’água facilitará a localização de seu site de fotografia e a abordagem de você. A chave para uma marca d’água com sucesso é certificar-se de que ela não seja intrusiva. Eu recomendo colocar uma versão PNG do seu logotipo no Photoshop. O Lightroom é limitado quanto ao posicionamento que permite.

Siga a etiqueta do Pinterest

Agora que está tudo pronto no Pinterest, você não quer se destacar como um mau pinner! Aqui estão algumas regras a seguir para garantir que você crie a melhor experiência para você e seus seguidores:

  • Não se concentre apenas na autopromoção . Isso pode soar como spam. Siga a regra 80/20: fixe 20% do seu conteúdo, 80% do conteúdo de outras pessoas. Você obterá mais seguidores dessa forma porque está se concentrando no que é relevante para eles. Você não está apenas anunciando seus serviços.
  • Escreva uma descrição . Algumas palavras levarão as pessoas a clicar em seus links.
  • Certifique-se de creditar suas fontes . Se você encontrar um infográfico ou artigo interessante que possa ajudar seus seguidores e clientes ideais, ajude-os fornecendo a fonte.
  • Não enlouqueça com a fixação . Cerca de trinta pinos por dia é considerado o ideal. O objetivo é fixar conteúdo de qualidade em painéis de qualidade e interagir com consistência.

Por que você deve usar o Tailwind

Tailwind é uma ferramenta de agendamento do Pinterest. É o único realmente aprovado pelo Pinterest. Usar o Tailwind fará uma grande diferença para direcionar o tráfego e aumentar seu público. Fixar consistentemente é importante para o crescimento no Pinterest.
Com o Tailwind, você pode sentar-se uma vez por semana para agendar seus pins em vez de se preocupar com a fixação todos os dias. Em seguida, eles farão upload automaticamente durante a semana nos horários ideais definidos pelo aplicativo. Você também pode personalizar sua própria programação. O Tailwind também oferece ferramentas poderosas que analisam seus pinos e placas, bem como seu perfil. O Inspetor de pinos permite que você veja quais pinos estão obtendo mais engajamento. E você pode reagendá-los diretamente na interface.
Com Instagram, geralmente você precisa de muitos seguidores antes de ver os resultados. Isso pode levar muito tempo para ser construído.
Por outro lado, usar o Pinterest de forma estratégica pode ajudar a acelerar seu alcance muito mais rápido.

Conclusão

Se você tem usado o Pinterest para uso pessoal, pode ser preciso um pouco de esforço para reorganizá-lo e limpar para melhor atingir seu público ideal. Depois de fazer isso, você verá uma melhoria imediata em suas visualizações e engajamento em seus pinos. Então comece a fixar!

Via: Darina Kopcok para o site Expert Photography

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Um Comentário

  1. O Pinterest de fato é uma ferramenta fantástica e deve ser aliada aos nossos negócios.
    Amei o seu artigo de Pinterest.
    Muito esclarecedor.
    Parabéns!