Tendência

Composição fotográfica: como usar o espaço negativo?

Atualmente, para muitos fotógrafos, a fotografia moderna é muito complexa e cheia de multicamadas. Cada espaço da imagem é preenchido por um elemento que equilibra ou dá ritmo para outros elementos. Porém, há uma método de composição fotográfica chamado Espaço Negativo, que tem um conceito muito mais simples e deixa as fotos bem impactantes.

O que é o espaço negativo nas fotos?

Na fotografia existem basicamente dois espaços: o espaço positivo, que é o assunto principal, e o espaço negativo, que é a área ao redor do assunto principal. Geralmente, os fotógrafos trabalham bastante com o espaço positivo e, normalmente, preenchem quase toda a foto com o assunto principal. O motivo é bem simples: fazer fotos com o espaço negativo é uma técnica desafiadora para qualquer fotógrafo. Os espaços negativos, ou seja, as áreas ao redor do assunto principal, devem ocupar mais áreas da imagem do que o espaço positivo.

Composição fotográfica
Foto: Pexels
Foto: Pexels

“O Espaço negativo não é apenas um espaço qualquer, é um espaço negativo!”, diz o fotógrafo Craig Roberts, do canal e6 Vlogs. Sua afirmação não é por acaso. Existe uma linha muito tênue entre criar uma composição com o espaço negativo e uma foto com um espaço vazio sem o menor significado. O que difere um do outro? O espaço negativo permite ao espectador usar sua imaginação para preencher lacunas do conteúdo ou adicionar e perceber pontos engraçados e divertidos nas fotos.

Para mostra bem como usar o Espaço Negativo, de forma eficiente, Craig fez um vídeo e postou em seu canal mostrando vários exemplos de como aplicar essa técnica de composição fotográfica. Veja abaixo o vídeo (o vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português).

Se gostou desse post sobre composição de fotos, talvez goste também de outros artigos que publicamos recentemente com outras ótimas dicas sobre o assunto. Clique aqui e acesse gratuitamente todos os artigos.

Artigos relacionados