Colunistas Nu e Sensual Ronny Higashi

Como formatar um ensaio sensual

Ronny Higashi.2jpg

Quero falar, a partir deste artigo, sobre um fluxo de trabalho para ensaios sensuais que deu muito certo para mim aqui no Japão. Vou detalhar, por partes, todo o planejamento que criei para os ensaios que realizo.

Após o primeiro contato, quando a cliente vem até mim, e depois do contrato assinado, começo o planejamento. Ela participará de todo o processo de escolha, para que se sinta entusiasmada até o momento do ensaio.

Optei por trabalhar em locações ao invés de estúdio e sempre utilizo a rede hoteleira, por possuir uma grande variedade de quartos temáticos, que são projetados por designers de muito bom gosto. Cada cliente tem seu estilo, personalidade e características únicas, que preciso identificar antes de definir o tema do quarto onde vou fotografar. Definido isso, tenho o ambiente e clima perfeitos para o ensaio.

A partir desse ponto, começo uma busca por hotéis próximos à residência da cliente, isso tudo pela internet, onde tenho a comodidade de agendar e visualizar os temas de cada quarto.

Ronny Higashi.3jpg

Ronny Higashi.1jpg

Escolho sempre os que são mais ricos em detalhes, com grandes abajures, lustres, paredes com texturas, vitrais e o mínimo ou nada de espelhos – mais adiante vou explicar por quê.

Separo em média cinco quartos, sendo dois bem luxuosos, ricos em detalhes, e outros três ou quatro mais simples e básicos, e repasso para a cliente escolher (lógico que ela irá escolher os mais atraentes).

Próximo passo: a escolha da lingerie.

A partir de agora, tenho a presença constante da minha assistente, Stephanie Schaer. Ela estará sempre em contato com a cliente, recebendo as fotos das lingeries e trocando informações sobre as peças que serão usadas no ensaio. Procuro sempre incentivar a compra de peças novas, para aumentar o ânimo da cliente e também porque as peças perdem aquele brilho e elasticidade com o passar do tempo e as lavagens. Minha assistente e eu entramos em sites de marcas famosas e separamos alguns modelos que se encaixam melhor no tema do quarto e do ensaio. Ela fica encarregada de repassar para a cliente, que novamente fará suas próprias escolhas, e finalizar a compra das peças. Normalmente, são cinco trocas. Não existe lucro algum com a venda das lingeries, a cliente irá pagar exatamente o valor das peças, sem acréscimo algum.

Ronny Higashi.5jpg

Repare que é exatamente o mesmo processo utilizado na escolha das locações. A cliente está sempre participando das decisões, mas, de certa forma, está sendo “induzida” pelas minhas escolhas. Assim, tenho total domínio do ensaio e a cliente ficará mais satisfeita por ter participado de todas as etapas.

Todo esse cuidado com as escolhas é porque me preocupo com a harmonia entre a locação, figurino e a iluminação que utilizo nos ensaios, o que faz com que a cor obtida seja mais quente e aconchegante, e o resultado seja um ensaio sensual cheio de charme.

No próximo post falarei sobre a escolha da data, sobre o “dia D”, darei algumas dicas para o ensaio, explicarei a questão dos espelhos e sobre como é a entrega do produto. Até lá!

Ronny Higashi.4jpg

Ronny Higashi.6jpg

Sobre o autor

Ronny Higashi

Reside no Japão desde 2006,natural de São Paulo. Ganhou destaque ao ter seu trabalho reconhecido e premiado por duas vezes em concursos japoneses renomados, primeiro como melhor foto escolhida pela fabricante Tamron e no ano seguinte ficou com a prata do concurso, que contou com mais de 400 participantes.
Hoje ministra aulas particulares e workshops, passando assim seu conhecimento para fotógrafos brasileiros na área de ensaios de noivas, ensaios sensuais e book fotográficos. 

13 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Otimas dicas, belissimas fotos. Seu trabalho e incrivel. Parabens e muito sucesso. Anciosa pelas novas dicas e explicacoes que virao.

  • Tive a enorme satisfação de conhecer pessoalmente esse exemplo de profissional Ronny Higashi, um cara simples mas composto de muito talento! Com uma iluminação impecável e o controle absoluto entre luz ambiente e sua mística luz artificial, consegue colocar em harmonia não só a sutileza da luz, mas o contexto suave e delicado que se deve ter nesse tipo de ensaio. Simplesmente um trabalho de extremo Bom Gosto!

  • Uma luz impecável..!!! Sempre admirei sua luz. Ver um trabalho como esse só nos dá prazer e um grande aprendizado…suave …limpa e como já disse, impecável…
    Há mais de 35 anos na fotografia, ainda trabalhávamos com as velhas HASSELS…e..LEICAS, e que nem sequer possuiam fotômetro…rsrs…e com os Fratinhas 140 em externas…luzes de studio com poucos recursos, e ver um trabalho como o seu hoje nos leva a pesar em “parar” por aqui.
    Parabéns… pelo seu trabalho e um grande abraço!!!
    Do amigo
    Ranieri Ribeiro.

  • Rony, suas fotos são perfeitas! Tratando de ensaio sensual, vc é ”a” referencia. As fotos são de extremo bom gosto e valorizam as modelos/clientes. Não consigo ver vulgaridade nas suas imagens, nem apelo sexual, mas sim os destaques da pessoa, ressaltando uma feminilidade incrível! O seu fluxo de trabalho é muito interessante e o fato de vc levar a cliente escolher o que vc sutilmente já planejou é excelente! Uma super dica que resulta nessas fotos maravilhosas e com certeza uma satisfação pessoal super boa! Essas fotos da modelo com a cobra arrasam! Ainda faço uma sessão com vc pra mim rs 🙂 Aguardando as próximas dicas e curiosa sobre os espelhos. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pela disposição em compartilhar sua experiencia e conhecimento de forma tão humilde e sempre exemplar. Sucesso sempre! Bj!!

  • Ronny !

    Um excelente fotógrafo como você faz toda a diferença. Já admiro muito seu talento e profissionalismo com a fotografia.

    Sucesso sempre !

    Foi um enorme prazer tê-los conhecido.

    Ah…finalmente lido para desencargo de consciência. Já posso ficar aliviada…rs. =.)

    Um grande abraço.

  • Ronny
    Posso afirmar com toda certeza o quanto sou grato por aprender com você mais e mais sobre como fotografar.
    Ver suas fotos são maravilhosas, com uma tecnica formidavel.
    Felicidades e muita prosperidade.

  • amei o post, gostaria de saber que tipo de lente usou para os ensaios acima e o que gestalmente leva de iluminação para as externas?