Tendência

Como criar um token NFT? Tudo que fotógrafos e artistas precisam saber

Muito tem se falado sobre os tokens NFT. Mas ainda muitos fotógrafos e pessoas não entendem o que são tokens NFT, como criar um token NFT e como fotógrafos e artistas digitais podem ganhar dinheiro com os tokens NFT. Por isso, leia atentamente o texto abaixo escrito pelo fotógrafo Vincent Tabora, que vai explicar tudo que você precisa saber sobre essa nova tecnologia revolucionária.

O surgimento dos NFT (Non-Fungible Tokens) trouxe um novo tipo de tecnologia para garantir a autenticidade dos direitos autorais de obras digitais. E isso ajuda fotógrafos e artistas a criar uma obra digital única, 100% autêntica, que não pode ser substituída por outra, que pode ser verificada em um banco de dados descentralizado chamado blockchain

Como criar um token NFT - o que são tokens nft

O blockchain registra permanentemente as informações que não podem ser modificadas ou excluídas, uma vez que são armazenadas em muitos computadores diferentes em todo o mundo. Cada vez que um token NFT é criado na Blockchain, vários usuários verificam a propriedade e emitem um token que é dado a um proprietário legítimo como um certificado digital de autenticidade.

O que é um token NFT?

Um NFT ou token não fungível é uma forma de criptomoeda que é uma representação única do conteúdo. Pode ser arte, fotografias, vídeo, ingressos e até memes. Um token único e não intercambiável é criado para representar os direitos autorais e propriedade digital do criador. Este não é um objeto tangível ou físico. São todos os dados registrados em vários computadores para verificar a autenticidade dessa afirmação. 

Isso pode ajudar a resolver disputas que possam surgir em relação à autenticidade de algo como uma obra de arte ou prova de propriedade dessa obra de arte. Para fotógrafos, pode incluir suas imagens fotográficas e conteúdo de vídeo. Agora é representado por um token que também pode ser monetizado. O NFT pode então ser vendido em uma plataforma de mercado aberto onde outros usuários podem oferecer um preço que agrega valor a ele.

Como criar token NFT?
Esta fotografia foi vendida por mais de US$ 20 mil através de um token NFT / Foto: Kate Woodman

O NFT estabelece a autenticidade do criador do conteúdo original. Ele pode então ser vendido pelo criador a outra pessoa. A propriedade do NFT então transfere as mãos, mas o criador original ainda é atribuído pelos metadados registrados no NFT usando os chamados “contratos inteligentes”. Assim, a NFT contém prova incontestável de quem foi o criador original do conteúdo e o atual proprietário do conteúdo. O problema hoje é que qualquer um pode alegar ser o criador de conteúdo digital, mas pode não ter como provar isso. Um NFT usando um blockchain fornece a comprovação para qualquer criador.

PASSOS PARA COMEÇAR: Como criar um token NFT?

  1. Ele começa selecionando o conteúdo que você deseja tokenizar. Pode ser uma imagem popular, uma peça de arte digital usando seu trabalho fotográfico, retratos atemporais ou qualquer tipo de imagem que você possa verificar se é seu trabalho original (em JPEG, PNG, MP4 ou outros formatos digitais). Não deve ser trabalho de outro fotógrafo, a menos que tenha sua permissão ou acordo.
  2. Crie sua carteira digital para conceder acesso a um NFT. Carteiras digitais são aplicativos de software que podem ser instalados em um computador ou smartphone.
  3. Selecione uma plataforma NFT para começar. Você criará ou cunhará seu NFT enviando o conteúdo que deseja tokenizar. Você precisará comprar uma pequena quantidade de criptomoeda (dependendo do que a plataforma exige) para cunhar o NFT. Você precisará de uma carteira digital para comprar a criptomoeda.
  4. Depois de ter uma plataforma selecionada, você pode oferecer um preço pedido por seu NFT. Você também pode fazer com que a plataforma gerencie seu NFT para vendas, o que lhe dá menos responsabilidade. Os usuários também podem receber pagamentos de royalties sempre que seu NFT é vendido no mercado aberto, proporcionando uma renda passiva.

OBTENHA UMA CARTEIRA DIGITAL

Para criativos, compreender o conceito de um NFT é difícil no início. Tokens não são objetos físicos tangíveis. Eles são peças digitais de informação ou metadados que estabelecem prova de propriedade. O processo, chamado de tokenização, é totalmente digital por meio de um computador. Isso requer o uso de uma carteira digital , que é apenas um aplicativo usado em computadores ou smartphones. Ele pode ser instalado como uma extensão do navegador no Chrome, como a carteira Metamask. Metamask é a carteira digital mais comumente usada para NFT e outras criptomoedas. A carteira digital concede acesso ao NFT para o usuário.

Como criar token NFT? O que são Tokens NFT, como criar e como começar a usar essa tecnologia revolucionária
Foto: Pexels

Uma carteira digital é basicamente um aplicativo que conecta você ao blockchain. Ele contém um código especial denominado chave privada. Isso nunca deve ser dado a outras pessoas, apenas o proprietário da carteira deve possuir essa chave. A chave privada é um código secreto que protege o NFT. Sem uma chave privada, qualquer pessoa pode roubar ou acessar seu NFT. 

A chave privada garante que apenas o proprietário tenha acesso ao NFT. Se outro usuário obtiver a chave privada, ele poderá roubar a NFT, e é por isso que ela nunca deve ser fornecida a outros. Certifique-se de também anotar ou salvar a frase secreta de recuperação de sua carteira (consulte a documentação da carteira para obter mais informações), caso algo dê errado.

PLATAFORMAS NFT

Existem diferentes tipos de plataformas onde o NFT pode ser criado e vendido. Aqui estão algumas dessas plataformas que podem ajudar os iniciantes que desejam cunhar um NFT a começar. Ao acessar essas plataformas, você precisará conectar sua carteira digital (por exemplo, Metamask) para cunhar, vender ou comprar um NFT. O acesso a uma plataforma NFT requer uma carteira digital, que é como sua conta de login no Google ou Facebook.

Como criar um token NFT na plataforma RARIBLE

A plataforma Rarible para NFT é uma das maiores do mercado. Os criadores de NFT pela primeira vez podem usar um Rarible porque não é difícil. Os usuários não precisam ter nenhum conhecimento de programação ou qualquer código para criar um NFT. Depois que a carteira do usuário é conectada, um botão ‘Criar’ inicia o processo de criação do NFT. Os usuários têm a opção de criar uma coleção ou apenas um único item para cunhar.

Como criar token NFT? O que são Tokens NFT, como criar e como começar a usar essa tecnologia revolucionária - rarible
Tela da plataforma Rarible mostra como criar um token NFT

Os usuários também podem obter tokens RARI, que são a própria criptomoeda do Rarible. Pode ser emitido para criadores que vendem um NFT ou comprado por meio de trocas. O token tem valor para os detentores, portanto, é uma forma de incentivo. De acordo com Rarible:

“Os NFTs representam uma nova maneira de possuir conteúdo digital , e esse conteúdo digital será um grande mercado nos próximos anos.”

Um NFT pode ser qualquer tipo de conteúdo digital em seus formatos suportados, como PNG, JPEG, MP4, etc. (consulte a plataforma para formatos de arquivo suportados).

Aqui está um link abrangente que contém perguntas frequentes sobre como a plataforma funciona.

Como criar um token NFT na plataforma OpenSea

OpenSea é outra plataforma NFT importante. Possui um site mais personalizável, onde os usuários também podem criar um perfil juntamente com a conexão de uma carteira. Isso também oferece um mercado descentralizado para os criadores venderem ou exibirem seu NFT. OpenSea permite criar coleções de NFTs que você criou ou comprou.

Existem mais de 200 categorias de NFT no OpenSea. Esta é uma plataforma enorme, pois é a preferida por muitos projetos NFT. A plataforma cobra dos usuários 2,5% do preço de compra para cada NFT vendido. OpenSea afirma ter as taxas mais baixas no espaço da plataforma NFT, então os criadores correram para ele.

NFT - opensea
Tela da plataforma OpenSea | Como criar um token NFT

Você pode aprender mais sobre o OpenSea no link a seguir .

Como criar um token NFT na plataforma LIBRA.CODES

Uma plataforma emergente para criativos (atualmente em beta a partir desta postagem) é o Libra.Codes do próprio HTMLCoin . Esta plataforma oferece uma maneira rápida e simples de criar um NFT. Também é gratuito (a partir desta postagem), portanto, não há encargos para cunhar e implantar um NFT no mercado. Eles também cobram apenas 2% para qualquer NFT vendido em sua plataforma. Ao contrário de outras plataformas, esta exige o registro das informações da conta. Eles também não exigem Metamask, pois têm uma carteira integrada.

Tokens NFT como começar a usar essa tecnologia revolucionária - libra.codes
Tela da plataforma Libra.Codes | Como criar um token NFT

Tive a oportunidade de falar com Vincent Hoffman (HTMLCoin COO) sobre a plataforma. Quando questionado sobre NFTs, ele disse o seguinte:

“Ao tokenizar uma música, um livro, um vídeo, arte ou o que quer que seja, é dado um token único ou conjunto de tokens para que cada item possa ser rastreado e fique claro quem é o proprietário de qual NFT.”

Libra.Codes também permite que itens físicos sejam tokenizados. Pode ser uma pintura ou impressões fotográficas originais (filme ou material impresso). Quando a NFT é vendida, o comprador terá a propriedade do item tangível junto com uma contraparte digital verificável na NFT. O criador do conteúdo receberá um pagamento (royalties se revendido).

O QUE É HYPE E O QUE NÃO É

Os NFTs estão atraindo a atenção de figuras públicas, personalidades das redes sociais, atletas e até celebridades. É parte do hype por causa da popularidade. Uma razão para considerar o NFT é o dinheiro que eles geram. O artista digital Beeple vendeu um NFT (“Os primeiros 5000 dias”) em um leilão da Christie’s no valor de US$ 69.346.250. Alguns artistas têm inveja de como um arquivo JPEG que representa arte pode custar tanto dinheiro ou ficam perplexos com o quanto as pessoas estão dispostas a pagar. Outros estão se perguntando se isso é mesmo arte real ou apenas parte de uma moda que logo desaparecerá.

Para entender, em geral, é porque NFT são sobre itens colecionáveis ​​e raros. Se você valoriza um relógio antigo da década de 1930 ou um cartão de beisebol autografado de Jacky Robinson, pode entender por que o NFT tem valor. Apenas algumas pessoas ou apenas uma pessoa pode possuir esses itens raros. É por isso que é tão valioso.

O NFT Beeple vendido tem valor para o comprador que agora o possui. O comprador que atende pelo codinome Metakovan teria pago ainda mais se houvesse lances mais altos. De acordo com Metakovan:

“Este NFT é uma peça significativa da história da arte. Às vezes, essas coisas levam algum tempo para que todos reconheçam e percebam. Estou bem com isso. Tive a oportunidade de fazer parte dessa mudança muito importante na forma como a arte foi percebida por séculos”.

O que são Tokens NFT, como criar e como começar a usar essa tecnologia revolucionária
Foto: Beeple

Colecionadores que pagam uma fortuna para possuir um pedaço da história ou uma raridade também estarão dispostos a gastar em NFTs. Eles têm valor, seja sentimental ou comercial. Como acontece com alguns colecionadores de antiguidades, o proprietário nem precisa vender o NFT. Para os criadores, eles assumem o crédito verificado por isso, uma vez que está registrado no blockchain. Isso também permite que eles coletem automaticamente os royalties que são programados durante o processo de criação do NFT. Sem um blockchain seria muito mais difícil verificar algo, a menos que haja um curador (terceiro) ou coletar royalties, uma vez que você não sabe quem vai pagar por isso.

Os fotógrafos que estão nele para fins de monetização devem entender seu verdadeiro valor. O que é importante considerar aqui é que não se trata de vender widgets e ficar rico da noite para o dia. Isso pode acontecer, conforme comprovado por alguns criadores de NFT (por exemplo, Beeple). 

Tem que ser uma obra de arte genuína, autêntica e estética que você possa exibir com ousadia. Outras vezes, nem precisa ser do calibre de Ansel Adams ou Annie Leibovitz. O que o torna único é o seu estilo, mas certifique-se de que ele tenha qualidade. O NFT cria um token de seu trabalho que pode ser verificado no blockchain e disponibilizado para licitações ou compra. Se você realmente valoriza o seu trabalho como fotógrafo e acredita que ele vale para os outros, então um NFT é algo para se olhar.

Em relação à hesitação em tentar um NFT, Vincent Hoffman (HTMLCoin COO) disse estas palavras para resolver isso:

“As pessoas geralmente hesitam em experimentar coisas novas ou novas tecnologias e preferem esperar pela adoção convencional. No entanto, os NFTs já ultrapassaram o ponto de inflexão do reconhecimento e só aumentarão na adoção, independentemente daqueles que estão hesitantes. ”

PENSAMENTOS FINAIS

A fotografia, como a arte, é um meio em evolução. Em meio a mudanças de paradigma, como quando as câmeras fizeram a transição do filme para o digital, aqueles que estavam acostumados com os métodos antigos eram os mais resistentes à mudança. Hoje, os fotógrafos carregam conteúdo em muitas plataformas diferentes para ganhar dinheiro. 

Sites de fotografia de estoque são um lugar popular para ganhar uma renda extra, mas os pagamentos de royalties não são muito altos. A mídia social também é popular, mas pode ser cheia de enganos (por exemplo, trolls e bots). Os fotógrafos estão se apaixonando por curtidas e seguidores, embora algumas dessas contas de usuário sejam falsas ou inorgânicas. Pode ajudar na monetização, mas requer muito envolvimento do usuário, o que é ótimo se você tiver milhares ou milhões de seguidores.

Em sua maior parte, o NFT é baseado no engajamento orgânico, pois na verdade envolve pessoas que têm fundos (em criptomoedas) que estão prontos para gastar. Alguns fotógrafos podem pensar que seu trabalho não é bom e seria um desperdício de dinheiro cunhar um NFT. Talvez usar um NFT pareça ser a melhor maneira de medir o envolvimento orgânico verdadeiro com os seguidores, uma vez que eles valorizam o seu trabalho quando o compram. Nas redes sociais, tudo o que um fotógrafo pode obter é uma curtida ou um comentário para mostrar o seu apreço. Quando um fã realmente compra o trabalho de um fotógrafo, há mais valor, pois também pode ser verificado em um blockchain. Isso é o que o NFT pode oferecer aos fotógrafos.

Aqueles que estão em cima do muro sobre NFT têm dúvidas ou alguma forma de ansiedade. Aqueles que têm dúvidas provavelmente já ouviram informações erradas de que a cunhagem de NFT prejudica o meio ambiente ou é apenas uma tendência. Não parece ser o caso e há estudos que mostram o contrário. Depois, há aqueles que querem entrar, mas simplesmente não sabem como. Apresentei algumas informações sobre como começar, mas é sempre melhor fazer sua própria pesquisa também. Quanto mais educação você tiver sobre os NFTs, mais conhecimento poderá construir com essas informações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.