Tendência

Fotógrafa é acusada por TikToker de constrangê-la por comentário sobre tamanho de sua barriga

A fotógrafa Raiyne Kim, 40 anos, está sendo acusada pela influenciadora, modelo e TikToker Brie Benfell, 34 anos, de contrangê-la por um comentário inapropriado sobre o tamanho de sua barriga durante uma sessão de fotos. Curiosamente, muitos fotógrafos tem sido alvo de influenciadores e TikToker nos últimos tempos. E geralmente, os relatos parecem mais mimimi e vitimização de influenciadores em busca de visualizações e engajamento.

No caso de Kim, que é fotógrafa profissional há 12 anos, ela tinha começado a sessão de fotos a 15 minutos, quando a influenciadora começou a chorar desesperadamente. “Desde o início do ensaio, ela estava dizendo coisas como: ‘meus braços parecem gordos’. ‘Deixe-me saber onde eu preciso dobrar, esconder’. Minhas palavras exatas foram: Não se preocupe, você está linda, seu braço está bem. Você deu à luz (alguns) meses atrás  então você só tem uma barriguinha de bebê”, explicou a fotógrafa. A TikToker tinha dado à luz a seu segundo filho há cerca de três meses, então era normal que ainda não estivesse na antiga forma física.

A fotógrafa Rayine Kim (à esquerda) e a TikToker Brie Benfell

Kim disse que falou muitas coisas positivas para a TikToker para deixá-la mais confortável e confiante quanto a sua aparência nas fotos, mas quando a modelo ouviu a palavra “barriga de bebê”, ela caiu aos prantos, diz a fotógrafa. Após ver a reação negativa da cliente, Kim se desculpou várias vezes se tivesse dito ou feito algo de errado. Porém, rapidamente a influenciadora saiu do estúdio e abandonou o ensaio. “Já trabalhamos juntos antes e nosso relacionamento profissional sempre foi amigável e cortês”, também revelou a fotógrafa.

Porém, horas depois do fim inesperado do ensaio, a fotógrafa foi surpreendida com uma série de Stories da influenciadora no TikTok e Instagram dizendo que “há uma diferença entre uma crítica construtiva e um ataque pessoal”. Mesmo sem citar o nome da fotógrafa, a influenciadora alegou que a fotógrafa a envergonhou ao falar do tamanho de sua barriga pós-parto. Sim, para a TikToker, a fotógrafa fez um ataque pessoal ao dizer que ela estava com uma “barriguinha de bebê”.

No dia seguinte a postagem da modelo, curiosamente, Kim recebeu dezenas de e-mails e mensagens de ódio de várias pessoas criticando sua atitude diante da modelo. “Sou coreana e não fazia ideia de que ‘barriguinha de bebê’ era uma palavra tão horrível. É perfeitamente aceitável na Coreia comentar sobre a aparência de outras pessoas e dizer que elas perderam ou ganharam peso quando você não as vê por algum tempo”, explicou a fotógrafa.

Algumas fotos do trabalho da fotógrafa Kim

Segundo a TikToker, as pessoas deveriam ser mais sensíveis com suas palavras, especialmente quando se trata de novas mães. “É medicamente impossível para a maioria dos humanos abrigar um bebê por nove meses e parecer pronto para a passarela sem a ajuda de uma equipe de babás, nutricionistas, personal trainers… a Internet e as mídias sociais também deram origem à expectativa irreal de que todas as mulheres deveriam voltar e ter um corpo de supermodelo imediatamente após o nascimento”, disse ela.

Apesar de suas alegações, parece que a própria TikToker estava muito incomodada com a forma do seu corpo e que a simples menção ao acaso da fotógrafa a fez desabar em lágrimas. Sim, todo fotógrafo deve ter o máximo de cuidado com as palavras com seus clientes e entender bem a fase que estão passando, principalmente mamães e noivas. Mas, também ser exposto de maneira impensada por algumas palavras mal colocadas é inaceitável. Para quem o constrangimento maior? Para a TikToker que ouviu as palavras no estúdio, que prontamente a fotógrafa pediu desculpas ou para a fotógrafa, que foi exposta para milhões de pessoas nas redes sociais e imprensa? Quem é mais cruel e insensível com as palavras?

Nos tempos atuais, primeiro as pessoas transformam qualquer coisa em drama para postar nas redes sociais e gerar engajamento. Quando o certo seria apenas, com tranquilidade, resolver as coisas de maneira profissional e respeitosa sem gerar mais ódio nas redes sociais. Agora, quem vai reparar os danos à imagem dessa fotógrafa exposta mundialmente? Quantos clientes ela perderá? E, com certeza, essa influenciadora só entenderá isso o dia que alguém irresponsavelmente fazer o mesmo com ela por um motivo corriqueiro do seu dia a dia profissional. Até lá ela vai acreditar que expor as pessoas nas redes sociais é o certo, mesmo que por apenas uma frase ou uma série de palavras mal colocadas. Se você também entende que a fotógrafa não merecia essa exposição negativa, deixe uma mensagem de carinho e apoio em seu Instagram.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Kim, minha solidariedade. Estamos vivendo em um mundo doente e a doença são as pessoas, e alguém disse pra elas que a cura é a internet.
    Em 2002 eu disse que uma nova espécie ia surgir, em 2022 a gente pode comprovar, elas tomaram conta da terra!

    Você só fez o seu lindo e cauteloso trabalho!
    Klayfe Rohden – retratista
    #força