Coletiva vê sob nova luz estereótipos do Brasil

A galeria paulistana Lume Photos encerra sua agenda de exposições do ano com uma mostra coletiva que reúne os temas que formam a identidade nacional. Com trabalhos de Alexandre Urch, Alessandro Ruaro, Guta Galli, Gabriel Matarazzo, Gal Oppido, Helena de Castro, Iatã Cannabrava, João Sal e José Dias Herrera, Impressão? fala de futebol, Carnaval, festas, índios e do Rio de Janeiro, elementos que compõem a visão que se tem do Brasil no exterior.

A abertura será na próxima terça, 27, às 19h30, e a visitação vai até 22 de dezembro. A curadoria é de Paulo Kassab Jr., um dos proprietários da galeria, que concebeu a mostra com o objetivo de investigar os motivos que levaram o Brasil a ser conhecido como o país do samba e do futebol: “De onde surgiu essa imagem do brasileiro e como foi constituída a identidade de um povo caracterizado pela miscigenação?”, quer saber o curador. “Os brasileiros refletem as ascendências de seus bisavôs. O restaurante de sushi, o árabe da esquina, as pizzarias do Bixiga, o arroz e feijão do dia a dia, tudo faz parte da mesma identidade, chamada Brasil”, defende.

A questão é tratada por meio do olhar artístico dos fotógrafos relacionados na exposição, os quais registram paisagens e situações tão presentes no cotidiano brasileiro que muitas vezes nos passam batido, oferecendo sobre elas uma nova ótica, que permite contemplar e repensar o modo como enxergamos e experimentamos o lugar onde vivemos.

A Lume fica na Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar, no Itaim Bibi.

Artigos relacionados