Coleção Pirelli/Masp completa 21 anos

A Coleção Pirelli/Masp representa uma bem-sucedida experiência no campo da guarda e conservação de acervos de fotografia. Este ano ela completa 21 anos de existência e figura como a mais longa parceria entre um museu e uma instituição privada que temos no país. Para comemorar, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abriu uma exposição com dez dos mais influentes fotógrafos a integrarem a coleção.

A mostra retrospectiva, em cartaz na Galeria Horácio Lafer, no primeiro andar do Masp, foi inaugurada dia 29 de fevereiro. É formada por cerca de 100 obras, 34 são inéditas e as demais foram selecionadas de um montante que já soma 1.100 fotografias e anualmente cresce a partir do ingresso de novos talentos da fotografia contemporânea brasileira, e de nomes consagrados. Para a exposição, que representa a 19ª edição da coleção, o conselho curador, formado por Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior, Mário Cohen e João Musa, selecionou obras de Alécio de Andrade, Claudia Andujar, Geraldo de Barros, Mario Cravo Neto, Marcel Gautherot, José Medeiros, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e Pierre Verger.

O objetivo foi oferecer um painel de excelência da fotografia produzida no país durante os últimos 60 anos. “Estas obras representam bem o trabalho deszes artistas que se tornaram marco na fotografia no país”, acredita Teixeira Coelho, curador do Masp. A Coleção Pirelli/Masp começou a tomar forma em 1990, por iniciativa do então conservador-chefe do museu, Fernando Magalhães, e Piero della Serra, diretor superintendente da famosa fabricante de pneus no Brasil. No ano seguinte saiu a primeira exposição. O objetivo traçado foi, segundo escreveu no catálogo dessa primeira edição o historiador Boris Kossoy, “obter um mosaico coerente da fotografia contemporânea” nacional. Em texto para a presente edição, o pesquisador Rubens Fernandes Junior destaca que “ao olhar para a própria coleção, decidimos romper com a tradição e assumir indistintamente os dez artistas que foram influentes e decisivos na criação das tendências que nortearam a fotografia moderna e contemporânea brasileira”, explicando a opção deste ano por destacar autores já inseridos na coleção.

Em cartaz no Masp (Av. Paulista, 1578) até 6 de maio, a mostra poderá ser acessada na web (http://www.colecaopirellimasp.art.br). No endereço é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.

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A Coleção Pirelli/Masp representa uma bem-sucedida experiência no campo da guarda e conservação de acervos de fotografia. Este ano ela completa 21 anos de existência e figura como a mais longa parceria entre um museu e uma instituição privada que temos no país. Para comemorar, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abriu uma exposição com dez dos mais influentes fotógrafos a integrarem a coleção.

A mostra retrospectiva, em cartaz na Galeria Horácio Lafer, no primeiro andar do Masp, foi inaugurada dia 29 de fevereiro. É formada por cerca de 100 obras, 34 são inéditas e as demais foram selecionadas de um montante que já soma 1.100 fotografias e anualmente cresce a partir do ingresso de novos talentos da fotografia contemporânea brasileira, e de nomes consagrados. Para a exposição, que representa a 19ª edição da coleção, o conselho curador, formado por Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior, Mário Cohen e João Musa, selecionou obras de Alécio de Andrade, Claudia Andujar, Geraldo de Barros, Mario Cravo Neto, Marcel Gautherot, José Medeiros, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e Pierre Verger.

O objetivo foi oferecer um painel de excelência da fotografia produzida no país durante os últimos 60 anos. “Estas obras representam bem o trabalho deszes artistas que se tornaram marco na fotografia no país”, acredita Teixeira Coelho, curador do Masp. A Coleção Pirelli/Masp começou a tomar forma em 1990, por iniciativa do então conservador-chefe do museu, Fernando Magalhães, e Piero della Serra, diretor superintendente da famosa fabricante de pneus no Brasil. No ano seguinte saiu a primeira exposição. O objetivo traçado foi, segundo escreveu no catálogo dessa primeira edição o historiador Boris Kossoy, “obter um mosaico coerente da fotografia contemporânea” nacional. Em texto para a presente edição, o pesquisador Rubens Fernandes Junior destaca que “ao olhar para a própria coleção, decidimos romper com a tradição e assumir indistintamente os dez artistas que foram influentes e decisivos na criação das tendências que nortearam a fotografia moderna e contemporânea brasileira”, explicando a opção deste ano por destacar autores já inseridos na coleção.

Em cartaz no Masp (Av. Paulista, 1578) até 6 de maio, a mostra poderá ser acessada na web (http://www.colecaopirellimasp.art.br). No endereço é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.

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