Christina Broom, a 1ª fotojornalista britânica

Em antecipação ao centenário da 1ª Primeira Guerra Mundial, que ocorre em agosto deste ano, o Museu de Londres, na Inglaterra, inaugurou na última sexta (4) uma exposição com fotos de Christina Broom, uma pioneira do fotojornalismo britânico.

A mostra fica em exibição até 28 de setembro e reúne parte da coleção de cerca de 2.500 imagens adquirida pelo museu no mês de março. Primeira mulher fotojornalista do Reino Unido, Christina atuou entre 1903 e 1939, documentando o cotidiano londrino e também a mobilização das tropas durante o primeiro conflito mundial.

Captain Greer of the 1st Irish Guards and his machine gun team g

Christina começou a fotografar aos 40 anos, depois que um acidente no críquete incapacitou seu marido e a obrigou a cuidar das contas da família. Autodidata, começou no ramo dos cartões postais, tornando-se depois uma espécie de fotógrafa oficial do regimento britânico, tendo obtido igual acesso à Família Real. “Ela tinha exclusividade para fotografar pessoas como o Príncipe de Gales e acompanhá-lo nos compromissos reais em Londres”, observa Anna Sparham, curadora do museu, que planeja para o próximo ano uma exibição ainda mais completa da obra – e também da história – de Christina Broom.

Artigos relacionados