Com modelos mirins, campanha exalta história afro-americana
A norte-americana Eunique Jones Gibson teve seu primeiro filho, Chase, em 2008, poucos meses antes da eleição de Barack Obama, o primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos. O segundo filho, Amari, chegou durante a reeleição de Obama. Refletindo sobre essas ocorrências, a fotógrafa nascida em Washington refletiu sobre a história negra americana e o quanto o futuro dos filhos deve à luta que outros empreenderam antes deles nascerem. Como tributo, ela decidiu realizar a campanha Because of them, we can.
Eunique aproveitou o mês de fevereiro de 2013 (mês da história negra americana) para começar a pôr a campanha em prática e divulgar fotografias que contestam esterótipos e compartilham a riqueza da história africana: “É maior do que tirar fotografia de crianças fofas e fazer elas parecerem celebridades, políticos ou engenheiros. É maior que isso. É sobre a mensagem. É sobre fortalecer essas crianças, trazer uma nova onda de autoestima e respeito próprio pela compreensão do que já foi feito, do que está sendo feito e do que pode ser feito. E como elas podem desempenhar um papel e formar ou remodelar o futuro”, conta.
A ideia inicial era que a campanha durasse apenas 28 dias, mas ela ganhou tanto reconhecimento que Eunique pediu demissão do seu trabalho e começou a jornada de um ano de projeto, que também se revelou insuficiente: “Um ano depois eu cheguei à conclusão de que nem 365 dias são suficientes. O que começou como um projeto de paixão de uma mãe, rapidamente evoluiu para um movimento. Hoje estamos comprometidos como nunca a incentivar e capacitar pessoas de todas as idades e cores a sonhar e se reinventar simplesmente por ligar os pontos entre o passado, o presente e o futuro”, escreveu no site oficial do projeto.
Confira o vídeo e as imagens dessa campanha incrível (não esqueça de ativar as legendas):







