Com modelos mirins, campanha exalta história afro-americana

A norte-americana Eunique Jones Gibson teve seu primeiro filho, Chase, em 2008, poucos meses antes da eleição de Barack Obama, o primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos. O segundo filho, Amari, chegou durante a reeleição de Obama. Refletindo sobre essas ocorrências, a fotógrafa nascida em Washington refletiu sobre a história negra americana e o quanto o futuro dos filhos deve à luta que outros empreenderam antes deles nascerem. Como tributo, ela decidiu realizar a campanha Because of them, we can

Eunique aproveitou o mês de fevereiro de 2013 (mês da história negra americana) para começar a pôr a campanha em prática e divulgar fotografias que contestam esterótipos e compartilham a riqueza da história africana: “É maior do que tirar fotografia de crianças fofas e fazer elas parecerem celebridades, políticos ou engenheiros. É maior que isso. É sobre a mensagem. É sobre fortalecer essas crianças, trazer uma nova onda de autoestima e respeito próprio pela compreensão do que já foi feito, do que está sendo feito e do que pode ser feito. E como elas podem desempenhar um papel e formar ou remodelar o futuro”, conta.

A ideia inicial era que a campanha durasse apenas 28 dias, mas ela ganhou tanto reconhecimento que Eunique pediu demissão do seu trabalho e começou a jornada de um ano de projeto, que também se revelou insuficiente: “Um ano depois eu cheguei à conclusão de que nem 365 dias são suficientes. O que começou como um projeto de paixão de uma mãe, rapidamente evoluiu para um movimento. Hoje estamos comprometidos como nunca a incentivar e capacitar pessoas de todas as idades e cores a sonhar e se reinventar simplesmente por ligar os pontos entre o passado, o presente e o futuro”, escreveu no site oficial do projeto.

Confira o vídeo e as imagens dessa campanha incrível (não esqueça de ativar as legendas):

“Você pode vencer a adversidade se você souber que está fazendo a coisa certa”
“Habilidade pode te fazer alcançar o topo, mas é necessário caráter para te manter lá”
“Porque eu sou uma mulher fenomenal. Uma mulher femonemal. essa so eu”
“Uma feminista é qualquer pessoa que reconhece a igualdade e a humanidade completa de mulheres e homens”
“Reconheça o que te torna único mesmo se isso deixar outras pessoas desconfortáveis”
“Eu decidi há muito tempo nunca andar na sombra de ninguém. Se eu falhar ou suceder, ao menos eu fiz como eu acredito”
“Eu aumentei a minha voz não para que eu pudesse gritar, mas para que aqueles sem voz pudessem ser ouvidos”
“Se eu vou cantar como outra pessoa, então eu não preciso cantar de jeito nenhum”

 

 

 

Sair da versão mobile