Câmeras DSLR aumentam vendas em 80,5% e Mirrorless caem 70%. O que está acontecendo?
Você não leu errado e nós também não escrevemos o título errado. Por incrível que pareça as câmeras DSLR aumentaram nada menos que 80,5% suas vendas, enquanto as badaladas câmeras Mirrorless caíram impressionantes 70%. Mas como explicar isso?
Os dados foram divulgados pela Camera & Imaging Products Association (CIPA), principal fonte de dados da indústria fotográfica, e são referente as vendas do mês de março de 2022 em todo o mundo. Já nos Estados Unidos, o aumento das vendas das DSLRs foi ainda maior: 132%. E a queda das mirrorless foi de 57,1%.
A explicação para esse fenômeno não se trata de um passo atrás dos fotógrafos em relação a tecnologia das câmeras. Nada disso! A principal razão para a mudança nas vendas, segundo a CIPA, é a crise da falta de componentes.
Enquanto as câmeras mirrorless, que usam muita tecnologia de ponta, estão tendo dificuldades de produção por causa da falta de componentes, as DSLRs, ao contrário, não sofreram escassez da mesma maneira. Ou seja, está bem mais fácil encontrar câmeras DSLR nas lojas do que câmeras mirrorless. E na falta das mirrorless, os consumidores estão optando pelas DSLRs que estão bem mais baratas e disponíveis a pronta entrega.
E como essa crise de falta de componentes deve se prolongar durante 2022 e, talvez, até 2023, é bem provável que as câmeras DSLRs voltem a reinar no mercado por enquanto e até ganhar uma boa sobrevida nos próximos anos.
Leia também:
As câmeras DSLR realmente estão mortas ou perto do fim?
8 melhores câmeras para iniciantes em fotografia