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Duas câmeras Leica MP são vendidas por R$ 15 milhões em leilão

Num leilão realizado em Viena, na Áustria, duas câmeras Leica MP que pertenceram ao lendário ator Yul Brynner foram arrematadas por mais de 2,76 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões). Ambas as câmeras, foram pessoalmente utilizadas por Brynner e são consideradas extremamente raras e cobiçadas no universo das Leicas.

As câmeras em questão são modelos com pintura preta da década de 1950, denominadas Leica MP-59 e MP-60. Inicialmente avaliadas pela Leitz em até 700 mil euros cada, surpreenderam ao serem vendidas por valores superiores. A Leica MP nº. 59 foi arrematada por € 1.440.000 (R$ 7,7 milhões), enquanto a Leica MP nº. 60 alcançou € 1.320.000 (R$ 7,1 milhões). Apesar de apresentarem sinais de uso e pátina, ambas estão em pleno funcionamento. Os compradores sortudos também receberam os localizadores e lentes correspondentes Leicavit MP.

Duas câmeras Leica MP são vendidas por R$ 15 milhões em leilão
Leica MP nº. 59
Duas câmeras Leica MP são vendidas por R$ 15 milhões em leilão
Leica MP nº. 60

A Leitz destaca que essas câmeras Leica MP, limitadas a apenas 141 unidades, simbolizam o compromisso de Brynner com a arte da fotografia. O ator, conhecido por sua proeza fotográfica, deixou um legado duradouro no mundo do cinema e da fotografia, capturando momentos com a mesma dedicação e precisão que aplicava em sua atuação.

Quem é Yul Brynner?

Yul Brynner, 1956 | Foto: Yousuf Karsh.

Yul Brynner, nascido em Vladivostok, Rússia, em 11 de julho de 1920, iniciou sua carreira como trapezista em Paris antes de se mudar para os Estados Unidos em 1940. Sua ascensão ao estrelato veio com o papel-título em “The King and I” (O Rei e Eu), apresentado mais de 4.000 vezes na Broadway e adaptado para o cinema. Além de uma carreira brilhante no teatro e no cinema, Brynner explorou sua paixão pela fotografia, deixando um legado artístico multifacetado. Ele faleceu em 1985 aos 65 anos.

“Eu entendo que Brynner tinha um dom único como fotógrafo para ajudar seus modelos a relaxar, e a evidência está aqui, especialmente nas imagens de Deborah Kerr no set de ‘The King And I’ e de Ingrid Bergmann durante as filmagens de ‘Anastasia’. Você também pode ver isso nas fotos dos figurantes e dos técnicos: tudo e todos parecem ter sido observados de uma distância tranquila”, disse Martin Scorsese sobre o ator e fotógrafo.

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