Copa do Mundo de Fotografia: Brasil é vice-campeão

Infelizmente, o bicampeonato não veio! O World Photographic Cup divulgou os resultados da Copa do Mundo de Fotografia 2021, e a equipe brasileira, campeã em 2020, não conseguiu trazer a taça novamente para o país. Porém, novamente o nosso time teve um excelente desempenho e ficou com o vice-campeonato. A Copa foi vencida pela Seleção da Austrália, que também já havia vencido o campeonato em 2019 e recuperou o título.

Copa do Mundo de Fotografia
Foto: Daniel Ribeiro

A Copa Mundial de Fotografia começou em 2013 como uma colaboração entre a Federação de Fotógrafos Europeus (FEP) e os Fotógrafos Profissionais da América (PPA) em um espírito semelhante ao das Olimpíadas – para reunir fotógrafos em “amizade e cooperação”. Cada país participante – este ano foram 27 – podem inscrever uma única equipe, que pode enviar até três imagens em cada uma das seis categorias: Comercial, Ilustração, Natureza, Retrato, Reportagem e Casamento. O Capitão da equipe brasileiro é o fotógrafo Renato Santos.

Veja abaixo algumas fotos premiadas da equipe brasileira na Copa do Mundo de Fotografia, que tiveram ótimo desempenho, e contribuíram bastante para o vice-campeonato:

Copa do Mundo de Fotografia
Foto: Sam Sacramento
Copa do Mundo de Fotografia
Foto: Luciano Honorato
Copa do Mundo de Fotografia
Foto: Diego Oliveira

O objetivo da WPC é unir os fotógrafos em um espírito de amizade e cooperação. Um Comitê Diretor foi criado para conduzir os assuntos em andamento da competição, também apoiado pelo UAPP (United Asian Professional Photography) e AIPP (Australian Institute of Professional Photography). A irmandade da fotografia é um vínculo que transcende a linguagem, a cultura e a geografia. Portanto, essa é a base por trás da World Photographic Cup, uma competição internacional única por equipes. Claro, existem muitas outras competições, mas existe apenas uma Copa do Mundo de Fotografia.

Como funciona a Copa do Mundo de Fotografia?

A Copa do Mundo de Fotografia é uma competição de equipes de fotógrafos que representam seus países de origem. Cada país pode inscrever uma equipe. Cada equipe desenvolve seu próprio processo de escolha de imagens para entrar. As equipes podem inscrever até três imagens em cada uma das seis categorias:

  • Retrato
  • Casamento
  • Comercial (incluindo publicidade, arquitetura, industrial, moda)
  • Arte Ilustrativa / Digital
  • Reportagem / Fotojornalismo
  • Natureza (paisagem / vida selvagem)

As equipes podem optar por inserir as imagens de um único fotógrafo em várias categorias. No entanto, nenhum fotógrafo pode ter várias imagens inseridas em uma única categoria. As medalhas de ouro (1º), prata (2º) e bronze (3º) serão concedidas ao criador individual em cada categoria.

As seleções recebem pontos com base na pontuação agregada das dez primeiras colocações em todas as categorias. A Copa do Mundo de Fotografia será concedida à seleção que obtiver a maior pontuação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *