Quando se faz o seguro de um bem, como um carro ou uma câmera fotográfica, normalmente as pessoas pensam em ficar protegidas contra a perda definitiva do seu patrimônio por causa de um roubo ou furto qualificado. Porém, um dos melhores benefícios de um seguro é o conserto e reparação do equipamento depois de algum tipo de acidente. Para se ter uma ideia, o acionamento do seguro é duas vezes maior para conserto dos equipamentos do que de algum tipo de subtração (roubo / furto).
Basicamente o seguro por danos faz a cobertura do equipamento em três situações importantes: danos físicos, danos elétricos e danos por líquido. O dano físico é quando o equipamento cai no chão e tem algum estrago ou avaria. Então, se você tiver um seguro e sua câmera ou lente cair no chão e sofrer algum dano, todo o conserto será coberto pela seguradora.
O dano elétrico é quando existe a queima de algum componente, inclusive quando a queima do CCD por raios laser em baladas e festas, principalmente no caso de fotógrafos e videomakers de casamentos e debutantes.
O último tipo de cobertura por danos é o líquido, que cobre seu equipamento quando ele cai na água. Quando isso acontece, normalmente, existe uma a indenização por perda total já que a chance de recuperação é bem pequena. Um fotógrafo que faz muitos ensaios em praias ou cachoeiras, por exemplo, pode trabalhar muito mais tranquilo com um tipo de cobertura como essa.
Porém, um receio comum de quem faz um seguro e precisa acioná-lo por um desses três tipos de danos: o que vou fazer enquanto meu equipamento está no conserto? Vou ficar sem trabalhar enquanto espero o conserto? Aí é que a vantagem de ter um seguro aumenta bastante. Você pode alugar novos equipamentos e continuar trabalhando normalmente que a seguradora cobre também os custos de locação dos equipamentos provisórios.
O fotógrafo carioca Yan Yanomani teve problemas com dois flashes e duas lentes. “Ano passado meus dois flashes tiveram dano elétrico e queimaram a lâmpada. E agora no início do ano duas lentes, sendo uma a 24-70mm, caíram no chão enquanto eu fazia uma coletiva do Governador do Rio sobre o coronavírus. Assim que houve os danos acionei a seguradora, mandei os equipamentos para a assistência técnica e tudo foi reparado de forma tranquila e rápida”, contou Yan, que possui um seguro de seus equipamentos contra danos.