Artista recria fotografias icônicas com massinha
Talvez uma das alegrias inconscientes em ter filhos ou sobrinhos é poder brincar novamente sem culpa. E brincar de massinha faz parte das nostalgias intensas que alguns guardam da infância. Para mostrar que massinha de modelar (ou Play-Do, nos EUA) não é só para crianças, a artista inglesa Eleanor Macnair utilizou o brinquedo como base para recriar algumas das fotografias mais emblemáticas da história.
Patti Smith, 1979, por Robert Mapplethorpe
Inicialmente inspirada por um jogo realizado em um pub noturno, onde os participantes eram convidados a recriar obras de arte famosas com massinha, Mcnair foi para casa motivada a criar mais. Agora, anos depois dessa experiência, ela recriou inúmeras fotografias de nomes como Alec Soth, Cindy Sherman, Mary Ellen Mark, Diane Arbus, August Sander, Nan Goldin, Man Ray e Walker Evans, entre outros. Fotos em preto e branco criam cor através da arte de Mcnair.
Face, 2004, por Sally Mann
Sua releituras estão sendo exibidas atualmente no Kleinschmidt Fine Photographsin, na Alemanha, e em seguida, no dia 18 de março, estarão na Kopeikin Gallery, em Los Angeles (EUA). Confira algumas releituras e logo em seguida a foto original.
Untitled, 2011, por Ren Hang
Nuit de Noël, 1963, por Malick Sidibe
From Sentimental Journey, 1971, por Nobuyoshi Arak
Untitled, 1977, por Guy Bourdin
Romania, 1975, por Henri-Cartier Bresson
Child with toy grenade, NYC, 1962, por Diane Arbus
Untitled, Self-Portrait, Rome, 1977-78, por Francesca Woodman
Nan, one month after being battered, 1984, por Nan Goldin
Identical Twins, Roselle, N.J., 1967, por Diane Arbus
Untitled, 1975, por William Eggleston
Fonte: juxtapoz