Tendência

Aplicativo DALL·E faz fotos sem a necessidade de uma câmera. A Inteligência Artificial está matando a fotografia?

No meio de um bombardeio diário de notícias nas redes sociais sobre coisas insignificantes, pouco ou nada tem se falado ou discutido sobre o avanço gigantesco da criação de fotos por Inteligência Artificial (IA) e como isso ameaça o futuro dos fotógrafos tradicionais em algumas áreas da fotografia. Não acredita? Recentemente, foram descobertas milhares de fotos geradas por IA à venda nos maiores bancos de imagens do mundo. Vou repetir: MILHARES DE FOTOS geradas por IA, inclusive retratos de pessoas.

E antes de você achar que isso é uma coisa isolada, então leia também esses posts e veja alguns exemplos para ficar realmente assustado com as fotos geradas por IA: Novo software com IA cria paisagens impressionantes e Fotos geradas por computador podem decretar o fim da fotografia de produtos? A verdade é que geração de imagens de IA explodiu em popularidade nos últimos meses e milhares de pessoas agora podem criar fotos mesmo sem ter uma câmera ou ser um fotógrafo. As cinco fotos abaixo foram criadas por inteligência artificial:

Aplicativo DALL·E faz fotos sem a necessidade de uma câmera
Aplicativo DALL·E faz fotos sem a necessidade de uma câmera
Aplicativo DALL·E faz fotos sem a necessidade de uma câmera
Aplicativo DALL·E faz fotos sem a necessidade de uma câmera

Recentemente, dei uma palestra no Mega Encontro, um congresso de fotografia em João Pessoa, na Paraíba, e mostrei alguns exemplos de fotos impressionantes que podem ser feitas por aplicativos, principalmente pelo DALL·E. Os fotógrafos ficaram assustados com o nível de realismo que chegamos tão rapidamente em fotos feitas sem câmera. Mas como isso é possível?

A maioria dos aplicativos de IA, como o DALL·E, podem criar fotos incrivelmente realistas a partir de uma frase. Sim, você não leu errado! Você pode criar fotos apenas com base numa descrição de como quer a imagem e o aplicativo faz o resto. Depois de criadas, o DALL·E oferece um conjunto de ferramentas para editar e ajustar os resultados facilmente. Ou seja, qualquer pessoa consegue criadas centenas ou milhares de fotos com essas novas tecnologias de IA.

A coisa está tão avançada que o próprio Google já criou uma ferramenta chamada The Imagen diffusion model, que de maneira similar ao DALL·E, também é capaz de criar imagens fotorrealistas com um “grau sem precedentes de fotorrealismo e um profundo nível de compreensão da linguagem”. Veja abaixo uma imagem criada pelo Google IA:

Agora, que você já entendeu o tamanho da revolução que a Inteligência Artificial está causando na criação de fotos, precisa também ter a consciência de que isso é apenas o começo. Ou seja, nos próximos dois ou três anos haverá uma avalanche de novos “fotógrafos”, que não nunca vão comprar uma câmera e vão produzir milhares de fotos por IA. Gostando ou não isso é inevitável! Então, por isso, escrevi esse artigo. Não quero sem o “mensageiro do caos”, mas você precisa ficar muito atento a revolução que a Inteligência Artificial está fazendo na criação de fotos e se preparar para o futuro que se aproxima.

No início dos anos 2000, os fotógrafos analógicos ficaram apavorados com a chegada da fotografia digital. Muitos diziam que essa nova tecnologia não ia pegar e que a fotografia digital nunca superaria a fotografia analógica. Bem, não precisamos nos alongar e sabemos bem o que aconteceu. Quem não tem disposição e interesse em aderir as novas tecnologias, geralmente, aos poucos, vai acabar excluído do mercado. Por isso, acompanhar tudo sobre IA e fotografia Mobile (por celular) é vital para quem pensa em continuar na fotografia nos próximos anos.

Sobre o autor: Altair Hoppe é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais – Volume 1, Volume 2, Volume 3, Volume 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios e dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. A série de livros e DVDs vendeu mais de 80 mil exemplares em todo o Brasil. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico, da Rede Globo, e, participou do programa Encontro, com Fátima Bernardes e Roberto Justus +. É o criador dos mais importantes congressos de fotografia do Brasil, entre eles, Semana da Fotografia, Estúdio Evolution, Wedding Brasil, Newborn Secrets, PhotoShow, Estúdio Brasil, Inside, Nu Photo Conference, Graduation Brasil, Congresso Brasileiro de Fotografia. Foi membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos “in company” por todo o país há mais de 18 anos. Seus cursos foram assistidos por mais de 20 mil profissionais, numa série de mais de 200 workshops e 50 congressos. Foi editor-chefe e responsável pela publicação de mais de 30 livros e 20 DVDs, com foco no ensino técnico de fotografia. É diretor da iPhoto Editora e iPhoto Channel.

Artigos relacionados