Tendência

Fotos geradas por computador podem decretar o fim da fotografia de produtos?

As novas tecnologias tem provocado mudanças profundas em todas as áreas, inclusive na fotografia. O CGI – Computer Graphic Imagery, ou seja, imagens geradas por computador em três dimensões, estão colocando em xeque o futuro da fotografia de produtos.

Se você não acredita nisso, então vamos a um pequeno teste visual antes de continuar o texto. Veja abaixo as duas imagens e tente identificar qual é uma foto e qual é uma imagem CGI.

fotografia de produtos
fotografia de produtos

Antes de revelar qual é a foto e qual é a CGI, vale uma reflexão: como você notou é difícil de saber o que é uma foto real e o que é uma imagem feita por computador tamanha a capacidade da computação gráfica atualmente criar com precisão texturas, volumes e iluminação. A primeira imagem foi criada por CGI pelo artista Ethan Davis e a segunda é uma foto feita pelo fotógrafo Karl Taylor. Assustador, né!

“Na fotografia comercial e industrial, a era de fornecer serviços de fotografia puramente estática está morrendo rapidamente. A maioria dos fotógrafos terá que se adaptar ao CGI, ao cinema e às fotos em uma nova esfera de multimídia visual para sobreviver na próxima década”, disse Karl Taylor, um fotógrafo que trabalhou por décadas na fotografia de produtos tradicional.

“Na última década, tomei consciência do impacto do CGI na fotografia de carros e, mais gradualmente, no campo da fotografia de produtos. É, sem dúvida, algo que os fotógrafos de produtos e publicidade de hoje terão que entender se quiserem permanecer competitivos, especialmente porque o poder do computador explodiu e agora há software 3D altamente capaz, como o Blender, disponível gratuitamente”, alertou o fotógrafo.

Porém, apesar da tendência do CGI substituir a fotografia de produtos mais cedo ou mais tarde, o fotógrafo faz um alerta importante: “Uma coisa que aprendi com o processo é que mesmo os melhores artistas CGI precisam de conhecimento de fotografia e iluminação para realizar renderizações realistas”. Veja abaixo mais dois exemplos de fotos x CGI e depois deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais este post para que os fotógrafos possam debater mais sobre esse tema.

fotografia de produtos
A imagem acima é CGI ou Foto: CGI
fotografia de produtos
A imagem acima é CGI ou Foto: Foto com técnicas tradicionais
A imagem acima é CGI ou Foto: Foto com técnicas tradicionais
A imagem acima é CGI ou Foto: CGI

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.