Mestres

Ansel Adams conta em vídeo como fez uma de suas mais famosas fotografias

“Eu tive muita sorte de estar lá quando ela foi feita. Eu tinha 7 anos de idade”, conta Michael Adams, filho de Ansel Adams, sobre a fotografia “Moonrise, Hernandez, New Mexico”. A imagem é uma das mais famosas feitas pelo mestre da fotografia.

A famosa foto Moonrise, de Ansel Adams
A famosa foto Moonrise, de Ansel Adams

Em um vídeo do canal Advancing Your Photography, Michael lembra como tudo aconteceu. Eles estavam voltando de Santa Fé quando Ansel viu a imagem na paisagem pela qual passavam. Rapidamente, parou o carro no acostamento e saiu para fazer a foto. No momento da pressa, Ansel Adams não conseguiu achar o fotômetro, mas fez a imagem mesmo assim, a partir do conhecimento que tinha sobre a intensidade do brilho da lua.

iphoto-ansel-adams-explica-como-fez-fotografia-moonrise (2)

“Se você olhar para a imagem direto da câmera e depois para a impressão final, há uma grande diferença. Essa é a parte da mágica que Ansel fazia: o que ele criava a partir da sala escura”, conta Michael. É possível ver a foto famosa e a versão retirada da câmera aos 5:58 minutos, sem o contraste típico das fotos de Adams.

iphoto-ansel-adams-explica-como-fez-fotografia-moonrise (5)
A foto direto da câmera, sem a mágica feita por Ansel Adams na sala escura.

Além desses detalhes relembrados pelo filho, a beleza deste vídeo é ver o próprio Ansel Adams contando como fez a foto em um momento que revisita a localidade de Hernandez. “Tem algo nessa imagem que atraí uma grande variedade de pessoas. Não sei se é o assunto, a lua, a combinação, a composição, o tom que usei”, comenta Ansel Adams.  Se você está curioso para ver essa parte, pule para os 3:18 minutos.

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário