Hoje, no RJ: Ateliê da Imagem inaugura Díptico
A galeria do Ateliê da Imagem inaugura no dia 29, às 19h, a exposição Díptico, de Simone Cupello e Victor Haim, com cerca de 20 trabalhos onde a fotografia é utilizada em tamanhos e formatos diferentes, mas que se completam como meio de expressão artística contemporânea. A curadoria é de André Sheik.
“Nenhum tipo de imagem dá conta do real. A fotografia é uma construção, um recorte. Não é a realidade, tampouco o registro dela. É uma perspectiva da realidade. A fronteira que tangencia o olhar do outro e o do autor é o que define uma obra”, diz o curador.
Simone Cupello exibe esculturas modeladas com fotos de pessoas desconhecidas provenientes de álbuns e arquivos privados. Já Victor Haim retira qualquer vestígio de subjetividade da fotografia, registrando imagens de cenas preparadas por ele, pequenos mundos imaginários criados com o uso de objetos e auxílio de uma iluminação dramatizada que enfatiza contrastes entre luz e sombra.
Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea. A exposição estará aberta à visitação até o dia 18 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 21h e aos sábados das 10h às 17h. A Galeria do Ateliê fica na Avenida Pasteur, 453, Urca – Rio de Janeiro/RJ.