Altair Hoppe: livre-se do ruído

Se simular o efeito de grãos de filmes convencionais é uma moda e uma estética muito interessante, o mesmo não pode ser dito em relação ao ruído cromático causado pelas câmeras digitais. Os famosos pontinhos coloridos deixam os fotógrafos malucos, principalmente quando o efeito está bem visível na pele dos modelos. Os danadinhos gostam de aparecer. São bem coloridos e ainda por cima reduzem o nível de detalhes da imagem. Por isso, de cada 100 fotógrafos, 99 querem remover os “bichinhos”. É o que faremos nesta lição.

Mas nem pense em abrir o Photoshop. A melhor solução para remoção de ruído cromático está, novamente, dentro do Adobe Camera Raw. O Photoshop, desde a versão CS1, possui um filtro chamado Redução de Ruído / Reduce Noise, que deveria resolver esse tipo de problema. Deveria! Mas não resolve. Atendendo a “bilhões” de pedidos, a Adobe trouxe uma solução fantástica e simples. Acesse o Adobe Bridge, clique sobre a imagem com ruído e entre no Adobe Camera Raw pelo atalho Ctrl R, ou acesse o menu Arquivo > Abrir no Adobe Camera Raw / File > Open in Camera Raw. Observe a pele do modelo, que é superbonito (risos), está repleta de ruído colorido. Nossa missão é deixar essa pele novamente lisinha, removendo a textura e a cor do ruído.

ruido inicial

Primeiro, acesse o módulo Detalhes / Detail (fig. 1). Note que podemos ajustar dois aspectos da imagem: Nitidez / Sharpening e Redução de Ruído / Noise Reduction. Inicialmente, vamos mexer apenas na redução de ruído. Nesse controle temos cinco recursos. Para remover o ruído, começamos aumentando o valor da Luminância / Luminance. Esse recurso causa um desfoque na imagem, eliminando a granulação (fig. 2).

Imagem1
Figura 1
Imagem2
Figura 2

Às vezes, precisamos aplicar uma intensidade tão forte que acabamos perdendo os detalhes e o contraste da imagem. Por isso, logo abaixo temos mais dois controles: Detalhes da Luminância / Luminance Detail e Contraste da Luminância / Luminance Contrast. O primeiro permite recuperar os contornos da imagem, como se fosse um filtro de nitidez (fig. 3). O segundo corrige o contraste.

Imagem3
Figura 3

Finalmente chegamos à parte mais surpreendente da correção de ruído. Mesmo depois de aplicar os ajustes de luminância, a imagem permanece com o ruído colorido. Para eliminar esses “safadinhos” arraste o controle Cor / Color para o lado direito até a pele do modelo ficar sem nenhum ruído colorido, bem neutra (fig. 4). Se necessário, ajuste também o comando Detalhes de Cor / Color.

Imagem4
Figura 4

Mas atenção: nunca esqueça que antes de corrigir o ruído, você deve colocar o zoom do Adobe Camera Raw em 100%. E se, depois de ajustar o ruído, a imagem ficar com aspecto de desfocada, aplique um pouco de nitidez com o comando Nitidez / Sharpening, que está logo acima do Redução de Ruído. Aumente um pouco a Intensidade / Amount e o Raio / Radius. Em alguns minutos a imagem está recuperada, sem ruídos, pronta para ser impressa. Veja abaixo o antes e o depois e observe a diferença. Absolutamente fantástico!

ruido inicial
Antes
ruido final
Depois

 

photoshop

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Muito bom. Era isso que precisávamos, além de tempo para estudar mais os outros truques e segredos, hehehe.
    Altair, obrigado por compartilhar. Continue sempre essa pessoa amiga, acessível e companheira dos fotógrafos. Isso não esvaziará suas palestras. Ao contrário, fará com que as mesmas sejam mais concorridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *