5 dicas para fotografia macro de insetos
A macrofotografia, especificamente a de insetos, possui uma série de especificidades em relação às técnicas e ferramentas necessárias e exige uma mão firme e muita paciência. Com melhores câmeras e opções de lentes mais acessíveis, agora é ainda mais fácil testar esse tipo de fotografia. Em seu mais recente vídeo, Micael Widell apresenta 5 dicas para conseguir melhores resultados fotografando insetos. Assista:
As dicas de Widell abrangem coisas como quando procurar por insetos, sua abordagem geral para tirar fotos e obter resultados mais precisos.
- Fotografe de manhã cedo – Nas primeiras horas no dia, os insetos começam a se movimentar mas ainda estão lentos, então fica mais fácil de registrá-los.
- Vá devagar – Widell destaca a importância de se acalmar mentalmente para procurar e perceber os movimentos dos insetos.
- Mova a planta – Para conseguir focar no inseto com precisão, pode ser mais fácil manter a câmera fixa e mover apenas o galho ou ramo da planta onde ele estiver. Principalmente se estiver ventando muito.
- Não perca tempo com insetos que fogem – Alguns insetos podem fugir logo que você se aproximar. Isso é normal. Não perca tempo com eles e vá através de outros “modelos” que estejam mais complacentes.
- Use uma velocidade baixa – Como a fotografia macro é feita usando flash, um tempo de exposição maior vai proporcionar mais brilho e cor para o fundo da imagem.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Widell, acesse seu 500px ou Instagram. Veja também a nossa lista com 10 fotógrafos de macro para seguir no Instagram.