Em SP: Exposição retrata a religiosidade em Israel através de lentes drusas
Nesta terça-feira, entrou em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, a exposição fotográfica “Religiosidade em Israel através de lentes drusas”. Com concepção de Fares Saeb, a mostra é composta por 40 registros tomados pelo coletivo Clube de Fotógrafos Drusos – formado por Ameer Zeyan, Effo Backria, Eyal Amer, Fares Saaida, Jamal Ali, Rabia Basha, Zohar Ferro.
A exposição é resultado de uma parceria inédita com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e aborda aspectos da religião drusa, captando também manifestações da fé de comunidades judaicas e cristãs, propondo um diálogo inter-religioso, sem rótulos nem preconceitos, entre a arte barroca – inerente ao universo do Museu de Arte Sacra de São Paulo – e as imagens da comunidade drusa de Israel.
“Em um momento histórico em que o Sumo Pontífice realiza todos os esforços para amiudar o diálogo inter-religioso, temos a oportunidade de, ao mesmo tempo em que dele participamos, exibirmos belos trabalhos fotográficos da região”, comenta José Carlos Marçal de Barros, Diretor Executivo do MAS/SP.
A comunidade drusa é um pequeno grupo etno-religioso, uma minoria no Oriente Médio, que sempre teve uma relação com a comunidade judaica no território israelense, e que estreitou os laços a partir do estabelecimento do Estado de Israel, em 1948. No Brasil, existe uma pequena comunidade de drusos que reside, em sua maioria, em São Paulo.
A exposição fica em cartaz até 27 de agosto de 2017 e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 17h. O ingresso custa R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados. O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica na Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô). Mais informações pelo telefone 11 3326-5393 ou site: www.museuartesacra.org.br.