Verger e Veloso no Salão Arte Pará
O Salão Arte Pará, em sua 33ª edição, traz como artistas convidados Pierre Fatumbi Verger e Guy Veloso. Por ideia do curador-geral Paulo Herkenhoff, um diálogo entre estes dois fotógrafos é pela primeira vez engendrado em um tema comum entre eles: rituais afro-brasileiros. Este é o mote da exposição Entre dois mundos, em cartaz no museu Casa das 11 Janelas, em Belém (PA), até 9 de dezembro, com entrada franca.
Interessante é que uma distância de 70 anos separa os trabalhos dos dois artistas: enquanto Pierre Verger documentou os rituais nos anos 1940, Guy Veloso apresenta fotos recentes, de 2013 e 2014. Segundo Paulo Herkenhoff, “a tarefa dos que querem um mundo mais democrático é não só trazer essas religiões afrodescendentes à visibilidade, mas compreender que elas não estão no campo do folclore nem da superstição, mas no campo dos valores, os mesmos que ligam as pessoasâ€.
Desse modo, Entre dois mundos se constitui numa mostra polÃtica, pois toca no assunto da intolerância religiosa, levando ao público detalhes pouco expostos do Candomblé e da Umbanda, na clara intenção que quebrar o estigma que há entre os que desconhecem os nuances dessas religiões. “Afinal, na medida em que se conhece algo, perde o preconceito, acreditoâ€, opina Guy Veloso.
Serviço:
Entre dois mundos: Pierre Fatumbi Verger e Guy Veloso.
Curadoria Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz.
Até 09 de dezembro de 2014.
Museu Casa das 11 Janelas, Belém-PA. Rua Siqueira Mendes, s/n, Centro Histórico.
De terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 14h.





