Estas imagens não são fotos: novo software com IA cria paisagens impressionantes
Não bastasse a concorrência de outros fotógrafos, agora temos a concorrência da inteligência artificial. Dia-a-dia estamos vendo um novo “tipo de fotografia” se espalhando por vários segmentos da nossa profissão. Primeiro, apareceram imagens de produtos geradas por computador (CGI), depois apareceram retratos de pessoas, e agora o fotógrafo romeno Aurel Manea criou uma impressionante série de “fotos de paisagens” usando um novo software com inteligência artificial (IA).
Mas se você pensa que o processo de criação das imagens é complexo ou demorado, nada disso! Usando o software Stable Diffusion, criado pela startup Stability AI, o fotógrafo precisa basicamente falar uma série de palavras que descrevam a imagem a ser gerada.
“É incrível que a tecnologia tenha chegado a esse ponto em que meras palavras produzem imagens tão maravilhosas. Basta apenas dizer à IA algo como ‘fotografia de paisagem de Marc Adamus, lago glacial, pôr do sol, iluminação dramática, montanhas, nuvens, lindo’ e são criadas imagens instantâneas com aparência de fotografia”, disse Aurel.
Apesar de estar impressionado com os resultados das paisagens geradas por computador, o fotógrafo ressaltou: “É claro que não são fotos reais e só se assemelham a lugares reais, mas para a maioria das pessoas que consomem esse tipo de imagem, o que vale é a beleza dessas paisagens”.
E como fica os direitos autorais dessas “fotos de paisagens” geradas pelo Stable Diffusion? Aqui temos outra coisa inovadora. Todos os direitos das imagens criadas pertencem aos usuários, que podem usá-las como bem entender. Diferente de outras empresas de criação de imagens por computador, a Stability AI não reivindica os direitos autorais sobre as imagens criadas pelo seu software. Veja abaixo mais algumas paisagens impressionantes criadas por Aurel com o Stable Diffusion.
Leia também: Fotos geradas por computador podem decretar o fim da fotografia de produtos?
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.