Nikon planeja abandonar câmeras DSLRs até 2025
A Nikon divulgou essa semana seu Plano de Gerenciamento de Médio Prazo até 2025 e no documento há uma revelação bombástica: o fim das câmeras DSLRs e da linha de lentes F-mount. Embora, tenha havido um aumento das vendas das câmeras DSLRs nos últimos meses por causa da falta de componentes para produzir mais câmeras Mirrorless, a ideia a médio prazo da Nikon é basicamente abandonar as DSLRs.
Na página 16 do relatório, a Nikon colocou as expectativas de resultados de vendas dos sistemas de câmeras para 2025. Atualmente, as câmeras mirrorless representam cerca de 51% das receitas das vendas de câmeras da Nikon, principalmente, por causa do grande sucesso da Nikon Z9. Para 2025, a empresa acredita que as câmeras mirrorless vão representar 82% do total de vendas.
Por outro lado, hoje as câmeras DSLRs representam 30% das vendas. E para 2025, a Nikon reduziu a expectativa de vendas para apenas 4%, ou seja, a empresa acredita numa queda de 85% de receitas das câmeras DSLRs. Se isso realmente se concretizar, será o fim das DSLRs e lentes F-mount da Nikon. Veja o gráfico abaixo divulgado pela Nikon:
Em resumo, a empresa acredita que, em 2025, 82% do total de câmeras vendidas será com o sistema Mirrorless e apenas 4% de câmeras DSLRs. E desde já a Nikon está intensificando o desenvolvimento da linha Z (mirrorless) e espera ter mais de 50 lentes até 2025.
A ideia da Nikon é simples: como as câmeras mirrorless são mais baratas para produzir e possuem mais tecnologia, a Nikon pode vender modelos com preços mais altos e com maiores lucros. Nesse contexto o fim das câmeras das DSLRs da Nikon está chegando. O que você acha dessa notícia? Acha bom o fim das DSLRs? Deixe suas opinião nos comentários e compartilhe nos grupos de fotografia para saber a opinião de outros fotógrafos.
Leia também: 8 melhores câmeras para iniciantes em fotografia