Tendência

Fotógrafo se recusa a usar Photoshop nas suas fotos

O fotógrafo Andy Gotts conquistou várias estrelas de Hollywood, como Al Pacino, Brad Pitt, Julia Roberts, Clint Eastwood, Heath Ledger, Kate Winslet entre outras, fazendo o que poucos fotógrafos teriam a coragem de fazer: retratos de celebridades sem usar Photoshop para fazer retoques. Num mundo inundado de recursos de suavização de pele e retoques para eliminar qualquer marca de expressão ou envelhecimento, como um Andy conseguiu nadar contra a maré e ser tão aclamado?

Com iluminação inspirada nos antigos mestres da história da arte, como Caravaggio e Rembrandt, e também em grandes nomes do cinema como Alfred Hitchcock e David Lean, Andy trabalha com uma câmera analógica e sem equipe. Seus retratos nunca são retocados, revelando todas as suas rugas e manchas de seus personagens.

Fotógrafo Andy Gotts se recusa a usar Photoshop nas suas fotos
Ian McKellen & Patrick Stewart | Foto: Andy Gotts

“Se você vir uma espinha na cabeça de alguém ou um cabelo fora do lugar – é porque eles eram assim, sentados na minha frente”, disse ele. “Eu estava capturando aquele momento em que eles se sentaram comigo para a nossa conversa.”

Estrelas como Kate Winslet, Naomi Campbell e Sir Ian McKellen abraçaram seu estilo sincero, mas sua aversão a retocar imagens no Photoshop tem sido um problema para alguns, revelou. “Existem dois cantores icônicos, provavelmente os maiores do mundo, que me disseram: ‘Andy, eu amo sua fotografia (e) eu possuo sua fotografia, mas você nunca vai me fotografar porque vai me mostrar como Eu olho.’”

Gotts já foi assistente dos icônicos fotógrafos, como Lord Snowdon e David Bailey, embora a experiência tenha tido um impacto inesperado: mostrou a ele exatamente que tipo de fotógrafo que ele não queria ser. “Se você pensar no final dos anos 80 e 90, muitos retratos tinham fundos glamurosos e eram muito ostentosos”, disse ele.

Fotógrafo Andy Gotts se recusa a usar Photoshop nas suas fotos
Autorretrato de Andy Gotts

Andy resistiu à preferência da época pela fotografia glamorosa encenada e, em vez disso, voltou-se para fundos simples inspirados nos anos 60, que tinham caído em desgraça na época. Focando sua atenção nos rostos dos personagens, sua preferência por fotografia em preto e branco acentuou cada detalhe, enquanto seu estilo de superexposição dos retratos o ajudaram a criar contrastes gritantes.

Fotógrafo Andy Gotts se recusa a usar Photoshop nas suas fotos
Um retrato de Harrison Ford feito por Andy Gotts.

“É essencialmente a paisagem do rosto que me interessa – os cantos e fendas, os picos e vales de um rosto humano. Isso é o que eu amo. São todas lindas imperfeições. É fantástico e ninguém estava fazendo isso”, disse Andy.

Enquanto trabalhava com Bailey, Gotts também descobriu que o fotógrafo estava constantemente cercado por um “circo” de assistentes – um desastre que deixou os assuntos “obviamente entediados”, disse ele. “Pensei comigo mesmo: ‘Quando eu fizer isso, serei apenas eu, sem assistentes. E eu vou ser muito, muito rápido. Então foi essa a minha ideia quando comecei: rapidez ”, acrescentou.

Fotógrafo Andy Gotts se recusa a usar Photoshop nas suas fotos
Folha de contato com a série de retratos da atriz Penelope Cruz por Andy Gotts

O ator Paul Newman passou a chamá-lo de “One Shot Gotts” depois que Andy capturou seu retrato na primeira tentativa. Mas, além da velocidade, a capacidade de Andy de colocar celebridades “à vontade” permite que ele capture retratos mais íntimos e autênticos. Conversar e contar piadas grosseiras são fundamentais para seu método, que o vê criando momentos fotográficos por meio de conversas.

Andy recusou a ideia de um “estúdio muito cinza e monótono” tradicional e, em vez disso, fotografa em uma suíte de hotel convertida em Londres ou na casa de seus súditos. Ele explicou: “Imediatamente, é como se eles tivessem ido ver um amigo, em vez de uma sessão de fotos”.

Embora Andy às vezes tenha ideias preconcebidas para as fotos, ele geralmente se adapta à situação. George Clooney, por exemplo, foi fotografado em sua vila italiana após desenterrar um chapéu de pirata de uma festa na noite anterior.

Fotógrafo Andy Gotts se recusa a usar Photoshop nas suas fotos
George Clooney | Foto: Andy Gotts

Outras vezes, os convidados mudavam completamente uma sessão de fotos. Quando Andy fotografou Matt Damon pela primeira vez, por exemplo, ele queria capturar os “olhos realmente penetrantes” da estrela em um retrato íntimo. Mas durante as filmagens, Heath Ledger, co-estrela de “Os Irmãos Grimm” de Damon, correu para a sala procurando um lugar para se esconder depois que ele acidentalmente derrubou uma mesa de maquiagem. A partir daí, Ledger fez de tudo para fazer Damon rir – jogando papel higiênico, vendando-o com um lenço e abraçando o ator.

Matt Damon e Heath Ledger rindo no set, depois que Ledger interrompeu uma sessão de fotos durante as filmagens de “Os Irmãos Grimm” | Foto: Andy Gotts

Andy não parava de vasculhar as bombas fotográficas de Ledger. Mas o rolo de filme sem rótulo contendo imagens da dupla caiu no forro da bolsa da câmera e foi esquecido por anos. Quando Andy Gotts finalmente os encontrou e os desenvolveu, Ledger já havia falecido.

“Foi o único rolo de filme de Heath e Matt juntos, dessas pessoas brincando juntas… Este momento foi um momento em que esses dois amigos estavam se unindo”, ele lembrou. Andy imprimiu grandes cópias das fotos e as enviou para a família de Damon e Ledger. Os pais do falecido ator “adoraram as fotos”, disse ele. “Este é Heath”, disseram os pais ao ver o retrato feito por Andy Gotts.

Al Pacino | Foto: Andy Gotts
Scarlett Johannson | Foto: Andy Gotts
Steven Tyler | Foto: Andy Gotts

* Alguns detalhes deste artigo foram extraídos do site celebrity.land e CNN

Artigos relacionados