Tendência

Infinity Awards 2022: Sebastião Salgado vence prêmio internacional de fotografia

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado foi premiado novamente, agora pelo Centro Internacional de Fotografia (ICP) com o Infinity Awards 2022. O instituto fica em Nova York e homenageia, desde 1985, nomes visionários que trabalham para conscientizar sobre conversação, justiça ambiental e mudanças climáticas através de suas obras.

Sebastião Salgado recebeu o prêmio pelo conjunto da obra ao longo de sua vida. O fotógrafo brasileiro recebeu o prêmio das mãos da também lendária fotógrafa Annie Leibovitz. “Dezenas de milhares de homens carregando pesados sacos de terra por uma rede de escadas de madeira das profundezas de um vasto e profundo poço. Eu nunca tinha visto algo assim”, disse Annie Leibovitz no seu discurso sobre o impressionante trabalho de Sebastião Salgado ao fotografar Serra Pelada, no Pará, nos anos 80 (veja foto abaixo).

Infinity Awards 2022: Sebastião Salgado vence prêmio internacional de fotografia
Foto de Sebastião Salgado na Serra Pelada, no Pará

A fotógrafa também fez uma inédita revelação de sua admiração por Sebastião Salgado. “Quando eu era estudante e estava começando a ser fotógrafa, fiquei fascinada com a ideia de que você poderia ter uma vida viajando com uma câmera para lugares diferentes, vendo como as outras pessoas viviam. Que você poderia fazer de olhar sua missão. O trabalho de Henry Cartier-Bresson me fez imaginar isso. Tenho uma pequena coleção de fotografias de trabalhos que admiro. Uma delas é a série de fotografias de Sebastião Salgado de uma mina de ouro (Serra Pelada) no Brasil”.

Infinity Awards 2022: Sebastião Salgado vence prêmio internacional de fotografia
Foto de Sebastião Salgado na Serra Pelada, no Pará

Leia também: Documentário conta a história e o processo criativo de uma das maiores fotógrafas de todos os tempos

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp e grupos de fotógrafos). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados