Canon registra patente para um novo obturador com eletroímãs para reduzir as vibrações
A Canon registrou uma nova patente no Japão que visa reduzir as vibrações causadas por um obturador mecânico. O pedido de patente japonês número 2022-039332 descreve a questão do choque do obturador e propõe um novo design que usa eletroímãs para aumentar a precisão da posição do obturador e controlar a velocidade do obturador para reduzir o choque do obturador.
Quando traduzida, a patente afirma que o problema que a patente visa resolver é: ‘No dispositivo de imagem, a vibração gerada pelo obturador é difícil de se propagar para outras partes, e o obturador é posicionado com alta precisão.’ Dito de outra forma, a patente descreve a tecnologia projetada para lidar com a vibração problemática causada por um obturador mecânico quando você inicia sua exposição.
Não é um grande problema com câmeras de baixa resolução, mas à medida que você aumenta a resolução do sensor, é mais provável que o choque do obturador afete negativamente a qualidade da imagem. O obturador é um componente mecânico muito preciso de uma câmera, portanto, qualquer choque e vibração podem ser problemáticos.
Todas as câmeras têm que lidar com o problema em graus variados e existem maneiras de minimizar o efeito do choque do obturador, incluindo o uso de um obturador eletrônico ou obturador eletrônico de primeira cortina.
A solução descrita na nova patente da Canon não traduz muito bem, mas aqui está o texto traduzido mesmo assim: ‘Um dispositivo de captação de imagem 100 tem um elemento de captação de imagem 103a para tirar uma imagem de um assunto, um obturador 110 para controlar um tempo de exposição de o elemento de captação de imagem deslocando uma lâmina de obturador 302 e movendo o obturador em um plano ortogonal a um eixo óptico de captação de imagem. Tem um membro de retenção 120 que pode segurar o obturador e primeiros membros de impelir 402a a 402c que impelem o obturador na primeira direção no plano. O obturador tem porções de contato 301g a 301i que encostam nas porções de posicionamento 120g a 120i fornecidas no elemento de retenção e posicionam o obturador em uma posição predeterminada na primeira direção. O obturador pode se mover de uma posição predeterminada contra a força de impelir do primeiro membro de impelir e o aparelho de captação de imagem é um primeiro elemento de amortecimento que encosta no obturador que retorna à posição predeterminada pela força de impelir do primeiro membro de impelir. Tem 404a e 404b. [Diagrama de seleção] FIG. 5.’
Em uma seção expandida da patente, o aplicativo da Canon explica como o movimento das lâminas do obturador vibra e a vibração se propaga para o próprio sensor de imagem, resultando em uma imagem mais borrada. A Canon espera resolver esse problema com um design de obturador muito mais preciso. Conforme descrito pela DIY Photography, a patente da Canon descreve um mecanismo para abrir e fechar o obturador com vibrações reduzidas usando eletroímãs. Três desses ímãs trabalharão juntos para controlar o movimento do obturador e amortecer o obturador quando atingir seu limite, reduzindo a vibração causada pela abertura e fechamento total do obturador.
Em vez de um obturador atingir seu limite físico na velocidade máxima, atingindo aproximadamente um componente interno e fazendo com que a vibração se propague para fora, os eletroímãs desacelerarão o obturador antes de seu limite, suavizando o golpe, por assim dizer. Menos força significa menos vibração.
Via: Canon News