Lente 50mm: 8 razões para ter uma cinquetinha f/1.8
A lente 50mm, famosa cinquentinha, é uma lente fundamental para quase todos os tipos de fotografia. Recentemente, inclusive, fizemos um post sobre as 3 lentes que se deve ter no início de carreira e uma delas era a lente 50mm f/1.8. Mas por que ter essa lente 50mm? O fotógrafo Laya Gerlock listou 8 razões para ter e comprar uma lente 50mm f/1.8:
1. A lente 50mm f/1.8 tem baixo custo e é leve
Se você tem uma Nikon ou Canon, a 50mm é uma das lentes mais baratas (veja aqui preços) que você pode comprar. É também uma ótima lente para se levar por aí porque não pesa quase nada.
2. É ótima para fotografar em condições de pouca luz
Por causa de sua grande abertura f/1.8, ela é uma ótima lente para fotografar à noite ou em situações onde há pouca luz.
3. A lente 50mm f/1.8 deixa o fundo bem desfocado
Muitas pessoas compram uma DSLR porque querem o olhar, ou o aspecto, de fotografias que se vê em revistas ou on-line. O que, basicamente, trata-se da profundidade de campo muito rasa. Mas podem não conseguir a aparência que querem por estar usando uma lente do kit, por exemplo, uma 18-55mm f/4-5.6. Para conseguir esse tipo de profundidade de campo nas fotos abaixo, a resposta é: use uma lente 50mm f/1.8.
4. As fotos ficam bem nítidas
Para uma lente pequena e barata, ela é realmente muito nítida e essa é uma característica que todas pessoas querem na fotografia.
5. A lente lente 50mm faz um ótimo Bokeh
Se você deseja criar bokeh suave e cremoso, a lente 50mm f/1.8 é ótima.
6. Gambiarra para fazer fotografia macro
A 50mm não é uma lente própria para macro, mas ela é versátil o suficiente e você pode usá-la para isso também. É possível fazer da seguinte forma (com muito cuidado, é claro): retire a lente do corpo da câmera, inverta a lente e segure-a em frente ao corpo da câmera.
Exemplo de fotos macro feitas dessa forma:
7. A parede de Bokeh
Uma configuração muito rápida ao fotografar produtos usada pelo fotógrafo Laya Gerlock: o que ele chama de “Bokeh Wall”, parede de Boke em inglês. Basta você ter uma folha de alumínio amassada e coloca no fundo, na parede. No caso da foto, Gerlock usou um flash com gel amarelo e colocou abaixo da mesa, apontando para o fundo, para a folha de alumínio, para acendê-la. Além disso, ele usou um pequeno softbox no lado direito do tema para a luz principal e um pequeno flash na parte traseira esquerda para a luz de contorno. A foto foi feita com abertura f/1.8 para criar este efeito.
8. Bokeh com formatos
Normalmente as formas bokeh são redondas (como na dica 5), mas se você simplesmente colocar em frente à lente um papel preto com um formato cortado no meio (por exemplo, um buraco em forma de coração), você pode mudar a forma do bokeh.