Fotógrafo prova que não é necessário câmeras caras para fazer imagens incríveis
O fotógrafo ucraniano Oleg Oprisco, de 29 anos, prova que não é necessário equipamento de última geração para fazer uma boa fotografia. Com poucos recursos financeiros, Oprisco cria imagens perfeitas usando muito criatividade na fotografia.
O fotógrafo usa uma câmera analógica Kiev 6c de médio formato, da época da União Soviética, que custa pouco mais de R$ 400 reais, mas compõe suas fotos cuidadosamente e consegue resultados fantásticos.
“Eu tenho muitas câmeras, mas a principal ainda é Kiev 6C e Kiev 88, além de uma seleção de lentes: Biometar 90mm / f2.8, Sonnar 135mm / f1.8, Sonnar 180mm / f2.8, Orestegor 300mm f4. Frequentemente, tento trocar de equipamento, mas ainda não encontrei um substituto decente que seja acessível e de alta qualidade. Afinal, o filme tem uma certa profundidade, cor etc. De qualquer forma, a prioridade é sempre o conteúdo; uma câmera é apenas o instrumento”, disse Oprisco ao blog DepositPhotos.
Sua fotografia conceitual mistura surrealismo e fantasia. Cada fotografia leva de dois a três dias de preparação e tem inspirado muitos fotógrafos a tentar capturar o mesmo efeito mágico. “Eu uso filme de médio formato, é um sistema diferenciado. Eu trabalho cuidadosamente em cada foto. Você pressiona o botão do obturador, mas não sabe o que acontece. Aí que acontece a mágica de verdade”.
“Minha tarefa como fotógrafo é converter uma grande história em uma foto. Eu uso ferramentas como adereços, localização, roupas, cor e composição. Como um escritor que revela a ideia do livro com a ajuda de capítulos, personagens, reviravoltas”, disse Oleg recentemente ao Petapixel.
Para encontrar inspiração para seu trabalho, Oprisco simplesmente se volta para as pessoas ao seu redor e suas histórias de vida, talentos e habilidades. Oprisco deixa uma reflexão importante para os fotógrafos: “Eu acho que é importante se proteger do lixo visual. É difícil ficar em forma quando você está sempre comendo fast-food, é impossível compor algo real ouvindo música de baixa qualidade etc. Então, na verdade, a arte em si é uma compilação de nossos pensamentos + a mistura louca de conteúdo que absorvemos. Eu recomendo mudar o processo de olhar e analisar em um nível muito básico, para desmontar as partes componentes da arte que causam uma impressão. Por exemplo, se você assistiu a um filme e ficou surpreso com o trabalho do cinegrafista / diretor / figurinista, tente descobrir mais informações sobre a pessoa, o que a inspira, por que o filme foi filmado dessa maneira. Isso levará alguns minutos, mas permitirá que você entenda melhor a visão do autor. Além disso, sua coleção de filmes / livros para ler e ver sempre se expandirá com as recomendações de pessoas cujas obras você realmente gostou”.
Atualmente, Oleg Oprisco está empenhado também em ajudar seus conterrâneos da Ucrânia, que estão enfrentado a guerra contra a Rússia. “Espero que a paz chegue logo e eu volte aos problemas padrão de um artista conceitual, como encontrar compradores, escolher uma plataforma para implementação e mergulhar no mundo do NFT.”
Veja algumas de suas belíssimas imagens que provam ainda mais a importância da criatividade na fotografia:
Fonte: Criatives.
Texto de Suelen Figueiredo atualizado pela equipe do iPhoto Channel.