11/9: você conhece essas pessoas?

Patrick
Perplexidade: Patrick Witty quer identificar estes rostos

Onze de setembro é um dia de luto para chilenos e norte-americanos. Por motivos diferentes, ambos os países pintam de negro essa data em seus calendários. O caso do Chile é controverso, visto que há setores dentro e fora do país que veem de modo diverso o que ocorreu nesse dia em 1973, a data do golpe militar. Porém, é difícil divergir sobre algumas consequências – como o fato de que 3 mil pessoas foram mortas em decorrência do que começou há exatos 40 anos.

Entre os norte-americanos, o sentimento é comum. Dor e indignação ainda estão presentes doze anos depois que as torres do World Trade Center foram abaixo por conta do ataque terrorista mais cinematográfico da História. O saldo de mortos também coincide com o do golpe no Chile: cerca de 3 mil pessoas.

Em ambos os casos, existe farta documentação iconográfica a respeito. Testemunhas também. E são essas pessoas que dois fotógrafos, de modo independente, estão procurando achar. Patrick Witty é editor de fotografia da revista Time e fotografou rostos perplexos diante da queda da torre sul do WTC, em setembro de 2001. Em sua conta do Twitter, Patrick pediu ajuda para identificá-los.

David Burnett também é norte-americano, mas está em busca de pistas sobre o golpe chileno. Ele esteve no país em 1973 e fez imagens no Estádio Nacional, que serviu de campo de prisioneiros nos primeiros dias do levante, também no funeral do poeta Pablo Neruda e em outros lugares. Agora, o fotojornalista, assim como o Museu da Memória chileno, está tentando descobrir quem são os rostos anônimos que aparecem nas fotos feitas por ele.

davidburnett1792696
Foto de David Burnett: fotógrafo quer reencontrar os personagens 40 anos depois

Artigos relacionados